Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Em primeiro plano há o homem que faz a selfie. Atrás dele estão vários colaboradores segurando cartazes. Uns estão ajoelhados, outros em pé ou agachados.

Técnicos de Segurança do Trabalho compartilham desafios da profissão

Getting your Trinity Audio player ready...

Experiências foram compartilhadas durante novo episódio do projeto Vivências

Os profissionais de Segurança do Trabalho que atuam nas unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania nos estados de Alagoas, Bahia e Tocantins participaram de uma nova edição do projeto Vivências. O bate-papo desta vez teve o objetivo de compartilhar as histórias de quem desempenha um papel fundamental dentro dos serviços de saúde: cuidar de quem cuida.

O evento virtual foi transmitido no canal do ISAC no YouTube e mediado pela jornalista Bianca Teixeira. Nove técnicos de Segurança do Trabalho participaram. Foram eles: Alisson Santos e Alan Estevam, do Hospital Ib Gatto Falcão; Josivan Galdino, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra; Patrícia Arruda, da UPA Benedito Bentes; Maria de Fátima Nobre, da UTI Covid-19 no Hospital Regional de Araguaína; Alexsandro Santos, dos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas; Vanusa Mota, da UTI Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi; Diego Lima, da UPA Anatólio Dias Carneiro; e Wanderson Rodrigues, do HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19.

Cuidado com a prevenção

A função do técnico de Segurança do Trabalho é garantir o cuidado com a saúde e segurança por meio da adoção de boas práticas e implantação de uma cultura que valoriza a atitude segura. A ideia é estar sempre um passo à frente para evitar possíveis intercorrências ou situações que possam gerar riscos para o colaborador.

“Nossa principal função é desenvolver metodologias que favoreçam para que o ambiente se torne mais seguro. Fazemos o monitoramento das atividades dos nossos profissionais da saúde e associamos com a implantação de boas práticas da medicina laboral para garantir mais segurança e bem-estar. Nosso foco é promover um ambiente seguro, sempre com base na prevenção”, afirmou Alisson Santos.

Desafios da pandemia

A pandemia do novo coronavírus trouxe um aspecto ainda mais desafiador para a atuação dos técnicos de Segurança do Trabalho nas unidades de saúde. Por ser até então uma doença desconhecida, a patologia obrigou uma constante atualização dos profissionais para a adoção e implantação de medidas preventivas cada vez mais eficazes para o controle da disseminação viral dentro do ambiente laboral.

“A gente precisou estudar para aprender bastante. Fomos nós que treinamos as equipes de saúde a respeito da utilização dos equipamentos de proteção individual e as informações precisavam ser transmitidas com bastante segurança. Muitas vezes, tínhamos uma recomendação feita pelos órgãos sanitários e, no dia seguinte, ela era totalmente mudada. A covid-19 fez com que todos nós redobrássemos o trabalho para nos manter atualizados e garantir que os profissionais pudessem atuar sempre de forma segura”, afirmou Diego Lima.

Olhar integralizado

O cuidado do profissional de Segurança do Trabalho com a saúde do colaborador vai além da adoção das práticas e fluxos técnicos. Observar o trabalhador de forma integralizada, perceber seus anseios e demandas emocionais, por exemplo, ajuda na promoção mais eficaz de medidas de prevenção.

“Nosso trabalho vai além de acompanhar a saúde do colaborador ou verificar se ele está utilizando corretamente o EPI [Equipamento de Proteção Individual]. Será que perguntar como está a saúde da família dele é importante para nós? Ou seja, a gente foge um pouco dos aspectos técnicos para ter um olhar mais humano. Isso também nos ajuda a saber qual a situação emocional desse colaborador”, afirmou Alan Estevam.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.