Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Serviço funciona há três meses e beneficia os pacientes com atendimento mais ágil. (Foto: Marília Ferreira)

Telemedicina auxilia no atendimento de pacientes da UPA Trapiche da Barra

Getting your Trinity Audio player ready...

Serviço funciona há três meses e beneficia os pacientes com atendimento mais ágil

Agilidade no atendimento e no tratamento adequado dos pacientes. Esses são os diferenciais do serviço de Telemedicina da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em funcionamento há três meses. 

A telemedicina faz uso de tecnologias para fornecer cuidados de saúde à distância. Sua utilização nas UPAs pode ser especialmente benéfica para pacientes classificados com pulseiras azul ou verde, que são aqueles que não apresentam risco iminente e são classificados como atendimento de baixa prioridade.

Ewerton Willams, enfermeiro da UPA Trapiche da Barra, explica como funciona. “O atendimento de Telemedicina nada mais é do que um atendimento on-line. Ele é ofertado para aqueles pacientes cuja classificação de risco é representada pelas pulseiras azul ou verde”, afirmou. 

Desde o dia 11 de março, um total de 103 pacientes já passaram pelo teleatendimento da UPA Trapiche da Barra. (Foto: Freepik)
Desde o dia 11 de março, um total de 103 pacientes já passaram pelo teleatendimento da UPA Trapiche da Barra. (Foto: Freepik)

“É um atendimento que beneficia o paciente com a diminuição do tempo de espera na sala de recepção da UPA, com o encaminhamento para outros especialistas e, se precisar, com a disponibilização da receita médica durante o atendimento”, acrescenta Ewerton.

O serviço de Telemedicina é ofertado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e abrange o público de 18 a 59 anos de idade.

Vantagens da Telemedicina

Uma das principais vantagens da telemedicina nas UPAs é a redução do tempo de espera. Pacientes com condições menos graves frequentemente enfrentam longas esperas nas unidades. Com a telemedicina, consultas podem ser realizadas de forma rápida e eficiente, diminuindo significativamente o tempo de espera e agilizando o atendimento. 

Pacientes que recebem pulseira azul, em um atendimento presencial, levam, aproximadamente, 4 horas no tempo de espera, já os pacientes com a pulseira verde, levam 2 horas para o atendimento. E os pacientes que são atendidos por meio da telemedicina levam até 20 minutos para iniciar o atendimento médico na UPA.

Além disso, a telemedicina contribui para aliviar a sobrecarga das UPAs, permitindo que muitos pacientes sejam atendidos remotamente. Isso libera recursos e equipes para se concentrarem nos casos mais graves que necessitam de atenção imediata.

Como acontece o atendimento

Ao chegar na UPA, o paciente é ouvido na recepção, passa pela triagem de enfermagem, onde é feito o primeiro atendimento com levantamento de informações, e recebe uma pulseira de Classificação de Risco.

Quando classificado na cor azul ou verde, o serviço de Telemedicina é oferecido e cabe ao paciente aceitar ou recusar. (Foto: Freepik)
Quando classificado na cor azul ou verde, o serviço de Telemedicina é oferecido e cabe ao paciente aceitar ou recusar. (Foto: Freepik)

Nas teleconsultas, um médico generalista atende o paciente em um computador na própria unidade de saúde, o que evita filas e poupa tempo, pois aqueles que chegam e são classificados nas cores amarelo, laranja e vermelho são inseridos automaticamente próximos ao topo da fila de espera.

Sobre a UPA Trapiche da Barra

A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 16 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.