Pesquisar
A terceira captação múltipla de órgãos no HEDA contou com o apoio da equipe do HGV. (Foto: Camila Neto)

HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos e transforma dor em esperança

Getting your Trinity Audio player ready...

Operação envolveu uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, composta por cirurgiões, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, e com o apoio da equipe do HGV

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, continua dando passos importantes para a consolidação de sua atuação como referência em captação de órgãos no Piauí.

No dia 17 de maio, a unidade realizou sua terceira captação múltipla de órgãos em menos de um mês, um marco expressivo para a saúde pública da região. Com isso, o hospital, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), reafirma seu compromisso com a vida e com o fortalecimento da rede estadual de transplantes.

Cada órgão representa uma nova chance de vida e é um símbolo, um gesto que inspira e transforma o luto em esperança para aqueles que ainda aguardam. (Foto: Camila Neto)
Cada órgão representa uma nova chance de vida e é um símbolo, um gesto que inspira e transforma o luto em esperança para aqueles que ainda aguardam. (Foto: Camila Neto)

Com cerca de três horas de duração, o procedimento iniciou por volta das 10h e envolveu uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, composta por cirurgiões, perfusionistas, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além do apoio da equipe do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Nesta captação, o fígado foi destinado a um paciente em Fortaleza, no Ceará,  enquanto os rins e as córneas seguiram para a capital, Teresina, onde beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes. 

A doação de órgãos é, acima de tudo, um gesto de amor e empatia. Em meio à dor da perda, uma família que toma a nobre decisão de autorizar a doação permite que outras vidas possam continuar. (Foto: Camila Neto)
A doação de órgãos é, acima de tudo, um gesto de amor e empatia. Em meio à dor da perda, uma família que toma a nobre decisão de autorizar a doação permite que outras vidas possam continuar. (Foto: Camila Neto)

“Com uma atuação cada vez mais estruturada, o HEDA avança com profissionalismo, humanidade e responsabilidade”, afirma Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). “O hospital amplia sua capacidade de resposta à demanda por transplantes e fortalece, dia após dia, o elo entre a dor de quem perde e a vida de quem recomeça”, acrescenta.

Integração e solidariedade

Nadja Freitas, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), destaca a importância da atuação integrada das equipes e menciona o treinamento sobre perfusão de órgãos realizado em Teresina.

O curso teve como objetivo a atualização de práticas e protocolos fundamentais para garantir a qualidade e a viabilidade dos órgãos doados, fortalecendo a preparação técnica dos profissionais de enfermagem do HEDA.

“Parnaíba tem contribuído de forma significativa graças à solidariedade de famílias enlutadas e ao esforço das equipes da CIHDOTT, com apoio da Sesapi. Parabenizo os profissionais envolvidos pelas três captações já realizadas e pelo trabalho ágil e comprometido, que salva vidas”, pontua o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.