Getting your Trinity Audio player ready...
|
A boca é uma das principais portas de entrada de micro-organismos causadores de doenças graves
Na assistência à saúde, a atenção à higiene bucal dos pacientes deve fazer parte da rotina dos profissionais envolvidos no cuidado. No caso de pacientes internados em UTIs – Unidades de Terapia Intensiva por conta da Covid-19, a limpeza dessa região requer ainda mais atenção para evitar a ação de micro-organismos causadores de complicações como pneumonia.
Para reforçar a importância desses cuidados e a aplicação de protocolos de saúde bucal já implantados na UTI Covid-19 do HGP – Hospital Geral de Palmas, a equipe de Odontologia está realizando diversos treinamentos para enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Segundo a cirurgiã-dentista Janay Kéren Braun, pacientes internados em UTIs apresentam predisposição à deficiência de higienização bucal, principalmente os que se encontram entubados, contribuindo para o acúmulo de biofilme dentário e saburra lingual, considerados reservatórios de micro-organismos.
“Nos pacientes diagnosticados com Covid-19, que já apresentam comprometimento do sistema respiratório, a higiene bucal é fundamental, devendo ser feita de forma rigorosa e supervisionada para evitar complicações sistêmicas como a pneumonia associada à ventilação mecânica, pneumonia nosocomial (adquirida) e endocardite bacteriana, dentre outras doenças”, afirmou a colaboradora.