Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Unidades da Bahia e Paraná participarão de pesquisa do perfil epidemiológico

Getting your Trinity Audio player ready...

Informações subsidiarão a elaboração de ações de promoção da saúde dos colaboradores

Para conhecer melhor a rotina dos colaboradores e, assim, estabelecer programas e ações que contribuam de forma efetiva para a saúde e melhoria da qualidade de vida dos profissionais, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania aplicará o estudo do Perfil Epidemiológico aos trabalhadores da UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula, em Ponta Grossa, no Paraná, e dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, em Salvador, na Bahia.

Os profissionais das unidades poderão responder o questionário da pesquisa entre os dias 05 e 09 de julho.

A iniciativa fortalece a cultura de bem-estar dentro da instituição, por meio de uma pesquisa que estabelece um raio X da saúde dos colaboradores para o desenvolvimento de um plano de segurança do trabalhador baseado nas necessidades reais dos profissionais que atuam no ISAC.

“Conhecer para cuidar é o lema da nossa iniciativa que amplia a segurança e bem-estar dos profissionais. Quando nos unimos para promover saúde e segurança, as chances de um resultado positivo são bem maiores. Por isso, convidamos todos os profissionais a nos contarem mais sobre suas histórias, de forma sigilosa e confidencial, e assim, juntos, traçarmos um novo caminho para um ambiente melhor em nossas unidades”, explicou Lorena Conte, gestora de Pessoas do ISAC.

A pesquisa para composição do perfil epidemiológico dos colaboradores ISAC foi iniciada em março, com a participação dos times de outras unidades gerenciadas pelo Instituto no país.

Entenda o perfil epidemiológico

Como funciona?

O questionário está disponível em um formulário on-line, que garante o sigilo e confidencialidade dos dados. As questões abordam identificação, anamnese ocupacional, anamnese clínica e hábitos de vida.

A partir das respostas que o colaborador apontar, será analisado o perfil da unidade e, assim, serão desenvolvidas ações com a estatística dos dados. Um exemplo disso é o índice de colaboradores com obesidade, colaboradores com problemas respiratórios ou cardíacos, perfil de idade de colaboradores e se do sexo masculino ou feminino.

Qual a importância dele?

Com este perfil serão traçadas metas específicas para a saúde do trabalhador. O objetivo é melhorar de forma significativa a qualidade de vida dos colaboradores.

A partir deste resultado será realizada uma análise detalhada das causas reais dos problemas e apresentado quais os melhores mecanismos para combatê-los, seja por meio da prevenção ou mudança de cultura para a qualidade de vida dos colaboradores.

Para que servem as informações do perfil epidemiológico?

A partir das informações levantadas durante a pesquisa, será montado um cronograma anual de ações de atividade de saúde, como prevenção de diabetes e da obesidade. Também será feito um programa relacionado a problemas respiratórios.

Com o perfil epidemiológico do ISAC será possível combater os acidentes no trabalho e doenças relacionadas às atividades laborais.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.