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No mesmo período, juntas, elas realizaram mais de 457 mil atendimentos
Gratidão. Esta é a palavra que expressa o sentimento de Ana Maria Araújo. A moradora de Maceió declarou ter se surpreendido com a qualidade do atendimento prestado na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes. A mãe de Ana Maria precisou de acolhimento de urgência após apresentar sintomas da covid-19.
“Jamais imaginei que minha mãe seria tão bem tratada numa unidade do SUS. Minha eterna gratidão para toda a equipe que nos acolheu com tanto carinho. O atendimento foi realmente excelente”, agradeceu ela.
A história de Ana Maria expressa a qualidade dos serviços ofertados nas unidades administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania em Alagoas.
Qualidade no atendimento
Em 2020, a organização social foi responsável pela gestão de quatro estabelecimentos de saúde no estado: o Hospigaf – Hospital Professor Ib Gatto Falcão e as UPAs Benedito Bentes, Trapiche da Barra e Irmã Dulce.
Elas registraram um índice de satisfação do usuário acima de 98%, de acordo com o levantamento feito pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.
O setor é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes. Os registros podem ser feitos por meio de formulários on-line, urnas espalhadas pelas unidades, e-mail, WhatsApp ou pesquisa in loco.
“Esse ano de 2020 foi um ano atípico por conta das incertezas que a pandemia nos trouxe. Porém, nada mudou. A nossa equipe atuou diuturnamente para ofertar atendimento com qualidade e humanização”, afirmou Douglas Teixeira, diretor da UPA Benedito Bentes.
Em relação à produção, nos últimos 12 meses, juntas, as quatro unidades realizaram mais de 237 mil atendimentos de urgência e emergência e mais de 222 mil exames por imagem e análises clínicas.
Jeito ISAC
As unidades ISAC adotam um modelo de governança assistencial eficiente, que garante aos cidadãos alagoanos um acolhimento mais humanizado, seguro e de qualidade.
“Investimos na qualificação contínua dos nossos colaboradores para que os pacientes possam ter um acolhimento de excelência, desde a recepção até o consultório médico. Esse é o Jeito ISAC de Cuidar”, enfatizou Vinicius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.
Adequação de perfil
A diretora do Hospigaf, Rhaissa Paz, ressalta os desafios experimentados pela unidade devido à covid-19.
“Tínhamos o perfil de maternidade e tivemos que adequá-lo para atendimento de casos de baixa complexidade relacionados à covid-19. Em um curto espaço de tempo, conseguimos capacitar a equipe, graças à união e aos esforços de cada colaborador. Dessa forma, continuamos prestando uma assistência de referência”, argumentou a gestora.
Acreditação ONA
Em 2020, pela segunda vez consecutiva, a UPA Trapiche conquistou a manutenção do selo de acreditação ONA 1. A certificação é concedida pela Organização Nacional de Acreditação em reconhecimento aos padrões internacionais de qualidade e segurança nas instituições de saúde.
A UPA recebeu o selo pela primeira em 2019 e, um ano depois, ele foi revalidado. Atualmente, a unidade é a única UPA do estado de Alagoas certificada pela ONA.
“O ano de 2020 foi extremamente desafiador, principalmente para os profissionais da área da saúde. Lidamos com situações e medos inimagináveis, mas continuamos prestando um serviço de saúde pautado em normas de segurança e qualidade na busca da melhoria contínua do cuidado ao paciente”, pontuou Flavia Pontes, diretora da UPA Trapiche.