Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
A Telemedicina é um atendimento remoto que reduz o tempo de espera, minimiza a exposição do paciente e alivia o fluxo de atendimento. (Foto: Freepik)

Serviço de Telemedicina da UPA Araguaína já superou mais de 2 mil atendimentos

Getting your Trinity Audio player ready...

Destinada aos casos de baixo risco, a Telemedicina é um atendimento remoto que reduz o tempo de espera, minimiza a exposição do paciente e alivia o fluxo de atendimento nos dias de maior movimento

Implementada em fevereiro de 2023 e destinada aos casos classificados como baixo risco, o serviço de Telemedicina da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, já atendeu 2.014 pacientes. Isto significa redução no tempo de espera e agilidade no fluxo de atendimento, principalmente em dias mais movimentados.

“Os pacientes de baixo risco têm a opção de serem atendidos de forma remota, ou seja, por meio de videochamada com um clínico geral”, destaca a Dra. Jullyanna Alves, médica e diretora técnica da UPA Araguaína. “As consultas são realizadas dentro da própria unidade, em um consultório equipado para a Telemedicina”, acrescenta.

Durante o atendimento, um colaborador da unidade acompanha o paciente até a entrada do consultório, garantindo a privacidade e sigilo da consulta. A partir desse ponto, o atendimento segue como uma consulta normal.

“Se o médico considerar necessário um exame físico, diagnóstico ou outra investigação adicional, o paciente é encaminhado para o atendimento presencial. Então, o clínico geral prescreve medicamentos e receitas normalmente, que são impressas na unidade e assinadas digitalmente pelo profissional”, explica a diretora.

Benefícios da tecnologia

O serviço de Telemedicina disponibilizado na UPA proporciona atendimento médico com espera reduzida e, uma vez que o médico tem acesso ao histórico de saúde do paciente, é possível diagnosticar e prescrever medicamentos de maneira rápida e eficaz, o que agiliza o tratamento e melhora os resultados de saúde.

O teleatendimento também minimiza a exposição a doenças durante períodos de alta transmissibilidade, como surtos de gripe ou pandemias, reduzindo o risco de contágio, protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde.

Sistema de Classificação de Risco

O fluxo de atendimento na UPA Araguaína é organizado a partir do sistema de Classificação de Risco. Esta ferramenta opera com base em uma escala de gravidade clínica representada por cores, cada uma indicando o nível de urgência do atendimento necessário.

– Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, necessitando de atendimento imediato;

– Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo, necessitando de atendimento urgente;

– Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada, necessitando de atendimento rápido, mas podendo aguardar;

– Verde: pouco urgente. Baixo risco de agravamento da saúde, podendo aguardar atendimento;

– Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde, podendo aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.