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Assistência a pacientes com suspeita de covid-19 aumentou 112% no comparativo com 2020
Em um único mês, Ana Paula Rabêlo foi acolhida na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes por três vezes. A dor era intensa. Desesperada, ela pensou no pior: câncer de estômago. Deu graças a Deus quando soube que era infecção urinária e agradeceu pelo atendimento da equipe.
“A dor era uma coisa louca. Então, só o atendimento ali já me tranquilizou. Só que eu chorava e gritava de dor porque realmente era insuportável. E as meninas foram de uma presteza, uma educação, gentileza, amorosas. Não tenho nem como te explicar. Eu saí de casa desesperada, com dor, sem saber como seria o atendimento. E quando chega lá é aquele atendimento dez!”, relembrou a operadora de Telemarketing.
Ana Paula foi um dos milhares de usuários atendidos na UPA Benedito Bentes em 2021. Nesse período, a unidade realizou 162.178 atendimentos, sendo 86.254 nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Covid-19 e Odontologia, 55.311 exames laboratoriais, 15.660 raios X e 4.953 eletrocardiogramas.
Esse quantitativo representou 14,6% a mais do que a unidade registrou em 2020, quando foram realizados 141.471 atendimentos.
A unidade de saúde é pública, custeada pela Prefeitura de Maceió e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Infecção viral foi a causa mais frequente de atendimento
Seguindo a tendência do ano anterior, as infecções virais foram a causa mais frequente de atendimento na unidade em 2021. Elas representaram 12,5% das admissões, seguido de dor aguda e nasofaringite aguda, calculadas em 5,4% e 3,6%, respectivamente.
Covid-19: atendimentos aumentaram 112% em um ano
Referência em atendimento a pacientes com covid-19, a unidade registrou 28.357 admissões por este motivo em 2021. Em relação ao ano anterior, esse número foi 112% superior aos 13.348 registrados em 2020.
Em dezembro, com a chegada da gripecausada pelo vírus influenza em Maceió, mais uma vez, a unidade se viu diante de um cenário desafiador. O aumento da procura por atendimento lotou a UPA. Tanto é que as síndromes gripais representaram 46,5% dos 10.370 atendimentos realizados em todo o mês.
Laboratório é certificado pelo segundo ano consecutivo
Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas da UPA teve seu desempenho classificado como excelente pelo PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade.
A certificação atesta o compromisso de melhoria contínua do laboratório e compara os seus resultados com os de outros que participam do programa no país.A iniciativa é patrocinada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.
As lições que 2021 deixou
Segundo Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA, 2021 ensinou muitas lições ao time do ISAC que atua na unidade. Dentre elas, a confirmação de que é possível oferecer assistência à saúde com qualidade em cenários desafiadores.
“Somos uma unidade porta aberta e, mesmo com o aumento dos atendimentos por conta das síndromes gripais, todos os pacientes que chegaram até a UPA foram atendidos. Inclusive, por vários dias, atendemos mais pessoas do que a nossa capacidade diária instalada. E sempre demos o nosso melhor!”, disse o gestor.
Para a assistente social Analu Mendonça, a expressão “dar o melhor” resume bem o ano na unidade. “Eu amo trabalhar aqui [na UPA]. O nosso Jeito ISAC faz toda a diferença, especialmente pela humanização e organização. Aqui, acolhemos o paciente e o familiar. Esta é uma parte importante da assistência”, comentou ela.
Outra colaboradora que lembrou das lições de 2021 foi a técnica em Enfermagem Luciene Leite. “O ano de 2021 foi tão difícil quanto o de 2020. Porém, foi um ano de reconstrução e esperança com a chegada da vacina. Nesse percurso, além de oferecer suporte psicológico para a equipe, o ISAC garantiu equipamentos de proteção para trabalharmos mais tranquilos”, relembrou a técnica.