Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

UPA de Araguaína participa do Projeto Sepse no Hospital Sírio Libanês

Getting your Trinity Audio player ready...

O objetivo do treinamento técnico é reconhecer precocemente os pacientes com suspeita de infecção generalizada e tratá-los no tempo ideal

Colaboradores da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, conhecida como UPA Araguaína, participou de um evento técnico do Projeto Sepse nas UPA’s, que aconteceu em São Paulo. O programa do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, tem como objetivo reconhecer pacientes com suspeita de sepse e assegurar uma assistência qualificada nas unidades de urgência e emergência.

Dentre as 49 UPA’s participantes do ciclo 1, a UPA Anatólio Dias Carneiro foi a escolhida para apresentar um storyborard com o modelo utilizado na unidade para o reconhecimento precoce da infecção generalizada, como é popularmente conhecida, na classificação de risco com a utilização da ferramenta NEWS.

“Receber o convite do Hospital Sírio Libanês para apresentar o formato de reconhecimento precoce da sepse desenvolvido em nossa unidade evidencia o reconhecimento do nosso trabalho”, afirma a coordenadora de enfermagem da UPA, Aricelia Silva Borges Carvalho.

O Projeto Sepse nas UPAs visa reconhecer precocemente os pacientes com suspeita de sepse e tratá-los no tempo ideal através dos pacotes de medidas clínicas que, por sua vez, possuem evidências demonstradas na diminuição da morbimortalidade.

“Nós trabalhamos ativamente para melhorar a cada dia o reconhecimento precoce dos pacientes com suspeita de sepse e promover resultados positivos para a população. A UPA de Araguaína manterá a continuidade do Protocolo, mesmo com o encerramento do projeto”, enfatiza Aricelia.

As 4 Etapas do protocolo de Sepse

  1. Reconhecimento: A equipe de enfermagem da classificação de risco identifica a suspeita da Sepse;
  2. Ressuscitação: Com a suspeita confirmada, a equipe médica prescreve o antibiótico e outros itens do pacote de medidas clínicas logo na primeira hora do atendimento;
  3. Reavaliação: Após três horas, o paciente é reavaliado para identificar se há necessidade em  administrar outras medidas clínicas;
  4. Referenciamento: A equipe deve, caso seja necessário, garantir a solicitação de vaga e posterior transferência para o setor hospitalar.

Segundo Aricelia, as atividades desenvolvidas foram capazes de promover a autonomia intelectual e assistencial dos profissionais envolvidos, resultando em melhora do desfecho dos pacientes diagnosticados com Sepse.

“Participar do projeto foi uma experiência ímpar e que enriqueceu a todos com conhecimento que vai além do da implantação do Protocolo de Sepse”, finaliza a coordenadora de enfermagem da UPA.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.