Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Quadra chuvosa favoreceu a disseminação do vírus influenza, aumentando os casos de gripe na UPA Santa Lúcia. (Foto: Secom Maceió)

Em três meses, UPA Santa Lúcia registra quase 600 atendimentos por influenza

Getting your Trinity Audio player ready...

Quadra chuvosa favoreceu a disseminação do vírus da gripe (influenza) em Maceió, aumentando os casos da doença e entradas na UPA Santa Lúcia; entre abril e junho já foram registrados 591 atendimentos

A quadra chuvosa, período que vai de abril a julho, em Alagoas, é uma época favorável para a disseminação dos vírus causadores de infecções e doenças respiratórias. Entre eles está o vírus influenza, mais conhecido como vírus da gripe.

Isso pode ser observado pelo elevado fluxo de atendimentos de pacientes acometidos por influenza que deram entrada na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Lúcia, sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e Prefeitura de Maceió.

Nos três últimos meses deste ano, a UPA Santa Lúcia já realizou 591 atendimentos de casos de Influenza, sendo 238 em abril, 219 em maio e 134 no mês de junho. E de acordo com a Dra. Lícia Pereira, médica generalista da UPA Santa Lúcia, essa crescente entrada de usuários é mais predominante em adultos e crianças.

“Como é uma doença com uma suscetibilidade universal, nós temos desde crianças a idosos chegando na unidade com quadros semelhantes. Porém, entre os adultos podemos perceber, predominantemente, o sintoma de dor no corpo, sendo dores musculares ou nas articulações. Já nas crianças predomina o quadro respiratório, como tosse, coriza e espirros”, explica.

Desde que abriu as portas para a população, em fevereiro deste ano, a UPA Santa Lúcia já realizou 16.702 atendimentos de urgência e emergência, entre Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia, Pediatria e Serviço Social. (Foto: Secom MAceió)
Desde que abriu as portas para a população, em fevereiro deste ano, a UPA Santa Lúcia já realizou 16.702 atendimentos de urgência e emergência, entre Clínica Médica, Odontologia, Ortopedia, Pediatria e Serviço Social. (Foto: Secom MAceió)

“O período sazonal das influenzas e arboviroses iniciou em abril e se estende até o mês atual. De lá para cá, percebemos um grande fluxo de pacientes em nossa unidade com sintomas gripais e acometidos pelo vírus da gripe. Contudo, a UPA Santa Lúcia está sempre pronta para realizar um atendimento seguro, humanizado e de qualidade, buscando a melhoria do usuário”, acrescenta Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia.

Prevenção

A vacinação contra influenza é a forma mais eficaz de prevenir a infecção respiratória, podendo reduzir tanto a incidência de complicações e internações como também contribuir para a proteção coletiva, diminuindo a circulação viral. 

Na capital alagoana, a vacina está liberada para toda a população enquanto durar o estoque. No entanto, é imprescindível que os grupos prioritários, formados por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, idosos, gestantes e puérperas, procurem a imunização para prevenir as formas graves da doença.

As vacinas são administradas de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das unidades de saúde de Maceió, além dos seguintes pontos fixos de vacinação: 

– Maceió Shopping: segunda a sábado, das 9h às 21h;

– Pátio Shopping: segunda a sábado, das 13h às 21h, e domingo, das 12h às 19h;

– Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel Praia: todos os dias, das 14h às 21h;

– Programa Saúde da Gente: segunda a sábado, das 8h às 20h.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.