Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quadra chuvosa favoreceu a disseminação do vírus da gripe (influenza) em Maceió, aumentando os casos da doença e entradas na UPA Santa Lúcia; entre abril e junho já foram registrados 591 atendimentos
A quadra chuvosa, período que vai de abril a julho, em Alagoas, é uma época favorável para a disseminação dos vírus causadores de infecções e doenças respiratórias. Entre eles está o vírus influenza, mais conhecido como vírus da gripe.
Isso pode ser observado pelo elevado fluxo de atendimentos de pacientes acometidos por influenza que deram entrada na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Lúcia, sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e Prefeitura de Maceió.
Nos três últimos meses deste ano, a UPA Santa Lúcia já realizou 591 atendimentos de casos de Influenza, sendo 238 em abril, 219 em maio e 134 no mês de junho. E de acordo com a Dra. Lícia Pereira, médica generalista da UPA Santa Lúcia, essa crescente entrada de usuários é mais predominante em adultos e crianças.
“Como é uma doença com uma suscetibilidade universal, nós temos desde crianças a idosos chegando na unidade com quadros semelhantes. Porém, entre os adultos podemos perceber, predominantemente, o sintoma de dor no corpo, sendo dores musculares ou nas articulações. Já nas crianças predomina o quadro respiratório, como tosse, coriza e espirros”, explica.
“O período sazonal das influenzas e arboviroses iniciou em abril e se estende até o mês atual. De lá para cá, percebemos um grande fluxo de pacientes em nossa unidade com sintomas gripais e acometidos pelo vírus da gripe. Contudo, a UPA Santa Lúcia está sempre pronta para realizar um atendimento seguro, humanizado e de qualidade, buscando a melhoria do usuário”, acrescenta Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia.
Prevenção
A vacinação contra influenza é a forma mais eficaz de prevenir a infecção respiratória, podendo reduzir tanto a incidência de complicações e internações como também contribuir para a proteção coletiva, diminuindo a circulação viral.
Na capital alagoana, a vacina está liberada para toda a população enquanto durar o estoque. No entanto, é imprescindível que os grupos prioritários, formados por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, idosos, gestantes e puérperas, procurem a imunização para prevenir as formas graves da doença.
As vacinas são administradas de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das unidades de saúde de Maceió, além dos seguintes pontos fixos de vacinação:
– Maceió Shopping: segunda a sábado, das 9h às 21h;
– Pátio Shopping: segunda a sábado, das 13h às 21h, e domingo, das 12h às 19h;
– Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel Praia: todos os dias, das 14h às 21h;
– Programa Saúde da Gente: segunda a sábado, das 8h às 20h.