Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

UPA Santa Paula realizou mais de 200 mil atendimentos em 2021

Getting your Trinity Audio player ready...

Unidade é referência em casos de síndromes gripais moderados ou graves no município de Ponta Grossa

Em 2021, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Paula, em Ponta Grossa, no Estado do Paraná, realizou 201.594 atendimentos. Foram 61.790 consultas nas especialidades Clínica Geral e Pediatria, 124.365 exames laboratoriais, 12.598 raios X e 2.841 eletrocardiogramas.

A UPA pertence à Fundação Municipal de Saúde e, desde 30 de maio de 2021, é gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Atualmente, a unidade é um dos locais de referência para atendimentos de casos moderados ou graves de síndromes gripais no município.

Em busca da melhoria contínua

Nos últimos sete meses, a unidade tem adotado diversas estratégias em busca da melhoria contínua dos seus fluxos e processos.

Uma delas foi o uso de pulseiras coloridas para identificar os usuários. Assim que chegam à unidade, eles são acolhidos pela equipe de Enfermagem e recebem uma pulseira de acordo com o quadro clínico avaliado. Esse processo facilita a gestão de risco e ajuda a reduzir o tempo de espera por atendimento.

Outra ferramenta que tem contribuído para a qualidade da assistência na unidade é a UPA Day. Ela consiste em encontros diários de, no máximo, dez minutos, que reúnem colaboradores de todas as áreas para pontuar as possíveis falhas ocorridas no dia anterior e desenvolver medidas práticas que contribuirão para melhoria da assistência.

Para Rhaíssa Paz, diretora-geral da unidade, esses processos tornam a assistência mais segura para o paciente e até mesmo para os colaboradores.

“Assumimos uma unidade que tinha um perfil mais hospitalar do que pronto atendimento. Então, os desafios já começaram desde aí. Conseguimos implantar processos, trazer para o colaborador ferramentas de valorização, para que se sentisse acolhido também. Todo esse trabalho é feito pensando no paciente e também no colaborador, porque, quando coloco em prática um processo seguro, ele é assim para o paciente e para o colaborador”, explica a diretora-geral.

Os bastidores do atendimento

Pode passar despercebido para quem procura atendimento na unidade, mas ofertar assistência de qualidade depende do trabalho de muita gente. E a maioria delas está livre do jaleco e dos uniformes assistenciais.

É o caso da auxiliar administrativa Kauane de Paula, que atua no setor de Faturamento. Segundo ela, o reconhecimento da equipe faz parte da rotina da unidade, impactando diretamente na qualidade do atendimento ao usuário.

“A cada dia a gente vai entendendo um pouco do serviço do outro e, assim, consegue enxergar o valor de cada. Por isso, acredito que o engajamento e a valorização das pessoas são diferenciais que contribuem para o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida de todos”, comentou a colaboradora.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.