Getting your Trinity Audio player ready...
|
Certificação reconhece padrões internacionais de segurança do paciente e gestão integrada em todas as áreas
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realizou nesta sexta-feira, 09/07, uma cerimônia para celebrar a conquista da acreditação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió.
A solenidade foi transmitida ao vivo pela internet. Os colaboradores da unidade, o prefeito da capital alagoana, João Henrique Caldas, a secretária municipal da Saúde local, a médica Célia Fernandes, a presidente do ISAC, Evane Corbacho, e o gestor de Assistência e Qualidade ISAC, Vinicius Menezes, estão entre os convidados da cerimônia.
Durante o evento, o prefeito de Maceió reconheceu o bom trabalho desenvolvido pelo ISAC na UPA. Ele afirmou que a acreditação confirma a decisão assertiva do executivo municipal na alocação dos recursos destinados para melhoria da rede de atenção à saúde.
“Hoje está demonstrado que tomamos as decisões corretas. Fico muito feliz em voltar à UPA Trapiche não para conhecer problemas, mas para ser premiado. Tudo isso é fruto do trabalho de vocês. O dinheiro da nossa população está sendo reinvestido da melhor maneira possível, com excelência, colocando Maceió no topo da qualidade da assistência. Nos orgulha poder bater no peito e dizer que nós temos a ONA 2. Vamos buscar um grau de excelência ainda maior”, afirmou o prefeito.
A secretária Célia Fernandes enalteceu a gestão ISAC por elevar o patamar de qualidade dos serviços do SUS – Sistema Único de Saúde em Alagoas.
“A UPA Trapiche tem um atendimento diferenciado. A gente vê que vocês realmente usam os processos. É com grande satisfação que vamos pendurar na parede esse certificado. Isso vai aumentar a nossa responsabilidade. Quero aqui dizer que vocês [o ISAC] estão de parabéns. Estamos hoje na ONA 2, mas evoluindo para três. Porque essa acreditação vai melhorar cada vez mais a saúde no nosso município”, declarou.
Excelência na assistência
Para Vinicius Menezes, além da aplicação das técnicas modernas e fluxos resolutos que atestam a alta qualidade de assistência nos serviços prestados, desde a entrada até a alta do paciente, a vontade e empenho dos entes envolvidos na gestão da saúde em entregar o melhor resultado para a população foram fundamentais para a conquista da acreditação.
“Isso mostra que quando a gente junta pessoas da ponta que querem fazer com pessoas da gestão que têm o compromisso de entregar uma saúde com qualidade, tudo pode acontecer”, destacou Vinicius Menezes.
Certificação ONA
Em 2019, a UPA Trapiche da Barra conquistou o nível 1 da certificação da ONA. Na época, a unidade foi a quinta UPA a receber o selo no país e a primeira de Alagoas.
Um ano depois, a unidade foi avaliada novamente e manteve a certificação, demonstrando que é possível ter um ambiente de saúde seguro, humanizado e qualificado mesmo em períodos desafiadores como o da pandemia do novo coronavírus.
Para receber a certificação nível 2, a unidade passou por um novo e criterioso processo de avaliação que validou a excelência dos serviços prestados dentro da unidade de saúde.
“Se submeter ao criterioso processo de avaliação para acreditação ONA requer um trabalho árduo, muita dedicação, estudo, treinamento, reestruturação de processos e mudança de cultura. Mas é um trabalho onde cada componente do time tem participação imprescindível e é por isso que chegamos tão longe. Essa certificação simboliza e reconhece todo o trabalho desenvolvido na unidade, o modelo de gestão ISAC, atesta que garantimos qualidade assistencial com atendimento humanizado e segurança aos nossos pacientes”, explicou Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche.
Atualmente somente cinco UPAs são certificadas com o selo ONA 2 no Brasil. Em Alagoas, a UPA Trapiche é a única.
Melhoria contínua
De acordo com a presidente do ISAC, a certificação nível 2 é mais um passo em busca da excelência assistencial dentro da UPA Trapiche.
Evane Corbacho afirmou que as equipes seguirão com foco na melhoria contínua do serviço para sempre ofertar o melhor atendimento aos cidadãos alagoanos.
“Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida, o que nos motiva ainda mais em alcançar a acreditação em excelência, nível 3. Nossos colaboradores da UPA continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a unidade, com foco na segurança do paciente”, relata Evane Corbacho.
Estrutura
Com capacidade de atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA Trapiche da Barra é referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região desde 2016.
A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal de Maceió e gerenciada pelo ISAC.
Possui porte III e oferta serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria.
A UPA conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o atendimento na unidade foi modificado, com a inclusão de leitos covid-19 e mudança no fluxo assistencial. Atualmente, a UPA possui 16 leitos, sendo 11 para pacientes com Covid-19.
A UPA Trapiche da Barra é uma das três unidades públicas de saúde gerenciadas pelo ISAC no estado de Alagoas. As outras duas são a UPA Benedito Bentes, em Maceió, e o Hospital Professor Ib Gatto Falcão, em Rio Largo. A primeira é custeada pela Prefeitura de Maceió e a segunda pelo governo estadual.
FOTOS: Edvan Ferreira