Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

UPA Trapiche da Barra celebra conquista da certificação ONA 2

Getting your Trinity Audio player ready...

Certificação reconhece padrões internacionais de segurança do paciente e gestão integrada em todas as áreas

O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realizou nesta sexta-feira, 09/07, uma cerimônia para celebrar a conquista da acreditação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno, na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela internet. Os colaboradores da unidade, o prefeito da capital alagoana, João Henrique Caldas, a secretária municipal da Saúde local, a médica Célia Fernandes, a presidente do ISAC, Evane Corbacho, e o gestor de Assistência e Qualidade ISAC, Vinicius Menezes, estão entre os convidados da cerimônia.

Durante o evento, o prefeito de Maceió reconheceu o bom trabalho desenvolvido pelo ISAC na UPA. Ele afirmou que a acreditação confirma a decisão assertiva do executivo municipal na alocação dos recursos destinados para melhoria da rede de atenção à saúde.

“Hoje está demonstrado que tomamos as decisões corretas. Fico muito feliz em voltar à UPA Trapiche não para conhecer problemas, mas para ser premiado. Tudo isso é fruto do trabalho de vocês. O dinheiro da nossa população está sendo reinvestido da melhor maneira possível, com excelência, colocando Maceió no topo da qualidade da assistência. Nos orgulha poder bater no peito e dizer que nós temos a ONA 2. Vamos buscar um grau de excelência ainda maior”, afirmou o prefeito.

A secretária Célia Fernandes enalteceu a gestão ISAC por elevar o patamar de qualidade dos serviços do SUS – Sistema Único de Saúde em Alagoas.

“A UPA Trapiche tem um atendimento diferenciado. A gente vê que vocês realmente usam os processos. É com grande satisfação que vamos pendurar na parede esse certificado. Isso vai aumentar a nossa responsabilidade. Quero aqui dizer que vocês [o ISAC] estão de parabéns. Estamos hoje na ONA 2, mas evoluindo para três. Porque essa acreditação vai melhorar cada vez mais a saúde no nosso município”, declarou.

Excelência na assistência

Para Vinicius Menezes, além da aplicação das técnicas modernas e fluxos resolutos que atestam a alta qualidade de assistência nos serviços prestados, desde a entrada até a alta do paciente, a vontade e empenho dos entes envolvidos na gestão da saúde em entregar o melhor resultado para a população foram fundamentais para a conquista da acreditação.

“Isso mostra que quando a gente junta pessoas da ponta que querem fazer com pessoas da gestão que têm o compromisso de entregar uma saúde com qualidade, tudo pode acontecer”, destacou Vinicius Menezes.

Certificação ONA

Em 2019, a UPA Trapiche da Barra conquistou o nível 1 da certificação da ONA. Na época, a unidade foi a quinta UPA a receber o selo no país e a primeira de Alagoas.

Um ano depois, a unidade foi avaliada novamente e manteve a certificação, demonstrando que é possível ter um ambiente de saúde seguro, humanizado e qualificado mesmo em períodos desafiadores como o da pandemia do novo coronavírus.

Para receber a certificação nível 2, a unidade passou por um novo e criterioso processo de avaliação que validou a excelência dos serviços prestados dentro da unidade de saúde.

“Se submeter ao criterioso processo de avaliação para acreditação ONA requer um trabalho árduo, muita dedicação, estudo, treinamento, reestruturação de processos e mudança de cultura. Mas é um trabalho onde cada componente do time tem participação imprescindível e é por isso que chegamos tão longe. Essa certificação simboliza e reconhece todo o trabalho desenvolvido na unidade, o modelo de gestão ISAC, atesta que garantimos qualidade assistencial com atendimento humanizado e segurança aos nossos pacientes”, explicou Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche.

Atualmente somente cinco UPAs são certificadas com o selo ONA 2 no Brasil. Em Alagoas, a UPA Trapiche é a única.

Melhoria contínua

De acordo com a presidente do ISAC, a certificação nível 2 é mais um passo em busca da excelência assistencial dentro da UPA Trapiche.

Evane Corbacho afirmou que as equipes seguirão com foco na melhoria contínua do serviço para sempre ofertar o melhor atendimento aos cidadãos alagoanos.

“Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida, o que nos motiva ainda mais em alcançar a acreditação em excelência, nível 3. Nossos colaboradores da UPA continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a unidade, com foco na segurança do paciente”, relata Evane Corbacho.

Estrutura

Com capacidade de atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA Trapiche da Barra é referência em média complexidade para cerca de 300 mil habitantes da região desde 2016.

A unidade é custeada pela Prefeitura Municipal de Maceió e gerenciada pelo ISAC.

Possui porte III e oferta serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia, Odontologia e Pediatria.

A UPA conta com 15 leitos de observação e outros quatro na sala de emergência, além de consultórios, laboratório e salas de procedimentos.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o atendimento na unidade foi modificado, com a inclusão de leitos covid-19 e mudança no fluxo assistencial. Atualmente, a UPA possui 16 leitos, sendo 11 para pacientes com Covid-19.

A UPA Trapiche da Barra é uma das três unidades públicas de saúde gerenciadas pelo ISAC no estado de Alagoas. As outras duas são a UPA Benedito Bentes, em Maceió, e o Hospital Professor Ib Gatto Falcão, em Rio Largo. A primeira é custeada pela Prefeitura de Maceió e a segunda pelo governo estadual.

FOTOS: Edvan Ferreira

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.