Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra oferecem Profilaxia Pós-Exposição, um antirretroviral de urgência que deve ser tomado em até 72 horas após a exposição ao HIV e administrado por 28 dias. (Foto: Freepik)

UPAs de Maceió oferecem tratamento com antirretroviral para combate ao HIV

Getting your Trinity Audio player ready...

Profilaxia Pós-Exposição é um método de urgência oferecido nas UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra; medicação deve ser administrada em até 72 horas, por 28 dias, após a exposição ao HIV

Quando o assunto é prevenção ao HIV, sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana, o uso da camisinha é indispensável. Mas se a exposição acontecer, existem outras medidas consideradas eficazes no combate ao vírus, baseadas no uso de medicamentos. E mais importante: gratuitamente.

Em Maceió, as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Benedito Bentes e Trapiche da Barra, ambas sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, disponibilizam a PEP – Profilaxia Pós-Exposição, um antirretroviral de caráter de urgência, indicado para quaisquer situações em que exista risco de infecção por HIV.

Além da relação sexual sem o uso de camisinha ou com seu rompimento, também são exemplos de exposição os acidentes ocupacionais com objetos perfurocortantes, violência sexual e contato direto com material biológico.

Em qualquer um dos casos, a PEP deve ser administrada em até 72 horas, por 28 dias. Isso porque, quando uma pessoa é exposta ao HIV, o sistema de defesa do corpo é atacado e enfraquecido, o que pode causar a Aids, que é a sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. 

E além das UPAs, o mesmo antirretroviral também é oferecido no pronto atendimento do HEHA – Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, localizado no bairro do Trapiche da Barra, e, a partir de 1º de setembro, na UPA Santa Lúcia, a mais nova da capital e também gerenciada pelo ISAC.

Outro método

A prevenção ao vírus também é possível com a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição, que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, no intuito de preparar o organismo.

Nesse método, o paciente realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Inclusive, existem duas modalidades de PrEP indicadas: diária e sob demanda. A primeira é indicada para pessoas em situação de vulnerabilidade ao HIV, enquanto a segunda, somente quando houver uma possível exposição ao vírus.

O tratamento com PrEP está disponível em:

  • Bloco I do PAM Salgadinho (Poço);
  • Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Trapiche da Barra);
  • Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins);
  • Clínica da Família Dr. João Fireman (Jacintinho).

Sigilo garantido

Nos locais onde as medicações são administradas, o paciente é avaliado por uma equipe de saúde, que verificará se seu relato corresponde à necessidade de intervir com a profilaxia. E no caso de precisar dar início ao tratamento, sua identidade e seus dados são resguardados.

Isso graças à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que garante o sigilo das informações de pessoas naturais e jurídicas, vedando, inclusive, a comunicação e o compartilhamento de dados sensíveis referentes à saúde.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.