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UTI Covid do Hospital Regional de Araguaína realizou 269 acolhimentos em 2021

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Humanização foi uma das marcas da assistência prestada aos pacientes graves do coronavírus na unidade 

A UTI – Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Araguaína, no Tocantins, realizou 269 atendimentos aos pacientes com coronavírus em 2021.

Destinada para o atendimento de pacientes em estado grave, a unidade contabilizou 139 altas médicas no ano passado.

Eficiência e transparência 

A eficiência do ISAC na aplicação dos recursos públicos fez com que a UTI Covid do HRA apresentasse um dos menores custos por leito do Brasil. A publicidade das informações sobre a gestão feita pelo ISAC também foi prestada de forma transparente com a disponibilização de todos os dados no Portal da Transparência do Instituto. Todas as prestações de conta apresentadas pelo Instituto foram aprovadas com elogios.

“Para nós, foi uma enorme satisfação prestar uma assistência de qualidade, humanizada e segura para os pacientes do Tocantins. Foram grandes desafios em 2021, mas também foi um período de muito aprendizado e alegria por cada paciente que recebeu alta. O sentimento que nos envolve nesse momento é que estamos cumprindo a missão de salvar vidas”, declarou Evane Corbacho, presidente do ISAC.

Humanização

Na saúde, humanizar é um conceito relacionado às interações, estrutura e processos realizados em unidades de saúde, agregando ambientes e relações acolhedoras. Entre os principais objetivos é importante destacar a melhora na qualidade dos serviços e a potencialização dos tratamentos, aumentando as chances e reduzindo o tempo para a cura do paciente.

Para os pacientes com coronavírus esse cuidado humanizado torna-se ainda mais importante por conta da distância dos entes queridos.

Por isso as equipes do HRA desenvolveram a iniciativa “Visita Social”. Um dos pacientes beneficiados foi José Carlos Jardim de Freitas. Ele esteve internado por dois meses no HRA, 40 dias só na UTI. A doença se apresentou da forma mais grave. “Ele ainda teve uma parada cardíaca no meio desses dias de unidade de terapia intensiva”, relembra Valéria Freitas, irmã do paciente.

Em agosto, José Carlos foi positivamente surpreendido pela visita da família na unidade. Antes do encontro, os parentes foram acolhidos pelos psicólogos do hospital, que passaram as orientações para esse grande encontro.

“Recebemos o convite do hospital e foi um sentimento de gratidão enorme. O que mais ficou registrado foi a emoção de vê-lo novamente, pois o medo de perdê-lo era cruel. Quando o vimos dissemos que o amávamos muito e que ele era o nosso vencedor, nosso guerreiro e que estava sendo nossa inspiração”, recorda, emocionada, a auxiliar de laboratório.

Segurança

O programa Visita Social foi realizado dentro de todos os protocolos de biossegurança da unidade hospitalar, tanto pacientes quanto profissionais de saúde e visitantes passam por um criterioso processo de higienização e certificação de bem-estar, tudo para manter a segurança do encontro.

A ação era restrita e feita a partir de agendamento com as equipes do Serviço Social. Antes da visita, o médico faz uma avaliação para assegurar que o paciente apresenta condições clínicas para participar do programa, que ocorre em um espaço específico, com o controle do distanciamento entre os participantes e uso obrigatório de máscara para evitar a transmissão do vírus.

Valorização profissional

Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com colaboradores felizes contribui para excelência no atendimento. O compromisso com o próximo começa com a própria equipe.

Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o Instituto desenvolveu na UTI Covid do HRA uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.

Dois deles são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.

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