Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Visita virtual já é realidade para familiares e pacientes internados com Covid-19.

Getting your Trinity Audio player ready...
Visita Virtual HMC

Novidade já está funcionando no Hospital Municipal de Campanha

 “Aquele paciente é o amor de alguém, ele é importante para sua família, então nos colocamos no lugar dele e compreendemos o quanto é ruim não ter contato com os familiares”.

 A coordenadora administrativa do Hospital Municipal de Campanha – HMC, Samantha Vitorino, explica uma situação frequente vivida nesse tempo de pandemia por muita gente: o impedimento de visitas a pacientes internados com o novo coronavírus (Covid-19).

 A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda altamente contagiosa e a proibição das visitas presenciais serve para evitar a propagação da doença. Mas essa realidade mudou com a adoção da Visita Virtual, um projeto criado pelo Instituto Saúde e Cidadania, responsável pela gestão da unidade. A manutenção do vínculo afetivo do paciente com os familiares é fundamental para a recuperação.

Inclusão digital

 A Visita Virtual é um projeto iniciado também pelo ISAC no Hospital Municipal de Araguaína diante do cenário de isolamento dos pacientes infantis internados por causa da COVID-19.

 No HMC, ele também é estendido principalmente aos pacientes e familiares que não têm acesso aos meios tecnológicos. A unidade coloca à disposição do paciente um tablet com câmera e microfone para que, em horário agendado, receba uma chamada de vídeo de um familiar.

 Para a família que não possui um smartphone, o HMC disponibiliza uma sala com o equipamento que permite a video-ligação. O uso do equipamento também acontece em horário previamente agendado.

 “Trabalhamos sempre de forma humanizada. Tivemos essa ideia para que o paciente tenha alguém para conversar, seja um amigo ou familiar. Uma pessoa que passa por um período prolongado de internação sem saber como está a família fica com a saúde ainda mais debilitada. Ele fica angustiado e isso acaba baixando sua imunidade, por isso nós estamos atentos para esse lado do paciente”, destacou Samantha.

1, 2, 3, testando…

 Leomar da Anunciação foi o primeiro a testar a novidade. Sua mãe, Angelina, está internada por causa da Covid-19.

 “A equipe foi muito feliz com essa iniciativa de video-chamada. Sou enfermeiro e entendo que isso ajuda muito no tratamento. Quero dar meus parabéns a todos que tiveram essa ideia, é muito interessante e todos nós sabemos, leigos ou não, que ajuda no tratamento do paciente. Aproveitei a oportunidade para matar a saudade da minha mãe”, comentou Leomar.

 Ainda no atendimento recebido na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, o paciente é informado da disponibilidade de três números para chamadas por videoconferência. É necessário, porém, realizar o agendamento dessa visita virtual, já que a quantidade de tablets é limitada. Os pacientes também têm total suporte da equipe médica durante a visita virtual.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.