Getting your Trinity Audio player ready...
|
Novidade já está funcionando no Hospital Municipal de Campanha
“Aquele paciente é o amor de alguém, ele é importante para sua família, então nos colocamos no lugar dele e compreendemos o quanto é ruim não ter contato com os familiares”.
A coordenadora administrativa do Hospital Municipal de Campanha – HMC, Samantha Vitorino, explica uma situação frequente vivida nesse tempo de pandemia por muita gente: o impedimento de visitas a pacientes internados com o novo coronavírus (Covid-19).
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda altamente contagiosa e a proibição das visitas presenciais serve para evitar a propagação da doença. Mas essa realidade mudou com a adoção da Visita Virtual, um projeto criado pelo Instituto Saúde e Cidadania, responsável pela gestão da unidade. A manutenção do vínculo afetivo do paciente com os familiares é fundamental para a recuperação.
Inclusão digital
A Visita Virtual é um projeto iniciado também pelo ISAC no Hospital Municipal de Araguaína diante do cenário de isolamento dos pacientes infantis internados por causa da COVID-19.
No HMC, ele também é estendido principalmente aos pacientes e familiares que não têm acesso aos meios tecnológicos. A unidade coloca à disposição do paciente um tablet com câmera e microfone para que, em horário agendado, receba uma chamada de vídeo de um familiar.
Para a família que não possui um smartphone, o HMC disponibiliza uma sala com o equipamento que permite a video-ligação. O uso do equipamento também acontece em horário previamente agendado.
“Trabalhamos sempre de forma humanizada. Tivemos essa ideia para que o paciente tenha alguém para conversar, seja um amigo ou familiar. Uma pessoa que passa por um período prolongado de internação sem saber como está a família fica com a saúde ainda mais debilitada. Ele fica angustiado e isso acaba baixando sua imunidade, por isso nós estamos atentos para esse lado do paciente”, destacou Samantha.
1, 2, 3, testando…
Leomar da Anunciação foi o primeiro a testar a novidade. Sua mãe, Angelina, está internada por causa da Covid-19.
“A equipe foi muito feliz com essa iniciativa de video-chamada. Sou enfermeiro e entendo que isso ajuda muito no tratamento. Quero dar meus parabéns a todos que tiveram essa ideia, é muito interessante e todos nós sabemos, leigos ou não, que ajuda no tratamento do paciente. Aproveitei a oportunidade para matar a saudade da minha mãe”, comentou Leomar.
Ainda no atendimento recebido na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, o paciente é informado da disponibilidade de três números para chamadas por videoconferência. É necessário, porém, realizar o agendamento dessa visita virtual, já que a quantidade de tablets é limitada. Os pacientes também têm total suporte da equipe médica durante a visita virtual.