Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
A imagem mostra uma parte da nova brinquedoteca. A parede está adesivada com tema infantil. Um lado traz imagem de animais marinhos, como ostra, tubarão e caranguejo, e do outro bolinhas coloridas espalhadas na parede. Encostados na parede, de forma organizada, estão estantes e brinquedos.

Brinquedoteca do HMA é reaberta com novas regras de uso

Getting your Trinity Audio player ready...

O espaço será higienizado após a presença de cada grupo de pacientes e acompanhantes

Para alegria dos pacientes internados e acompanhantes, a brinquedoteca do Hospital Municipal de Araguaína – HMA foi reaberta no último dia 1º, depois de passar quase um ano fechada por causa da pandemia da covid-19.

O espaço de brincadeiras e diversão é um recurso lúdico e terapêutico usado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania com o objetivo de amenizar os impactos causados pela hospitalização dos pacientes infantis.

Medidas de segurança

Devido à alta taxa de infecção da covid-19, novas regras de acesso e uso do espaço foram adotadas:

1. Será permitida a permanência de, no máximo, 3 crianças e seus acompanhantes;

2. O tempo dentro da brinquedoteca não deve ultrapassar os 20 minutos;

3. O ambiente é contraindicado para crianças com quadro febril, sintomas gripais, sem acompanhante ou para pacientes em isolamento;

4. As crianças também estarão acompanhadas da brinquedista e da terapeuta ocupacional;

5. O ambiente será completamente higienizado antes que um novo grupo de pacientes use o espaço.

Alegria com a volta

A brinquedista do HMA, Isaíra Lima, conta que via a tristeza estampada no rosto dos pacientes por não poder sair do quarto para brincar com outras crianças.

“A brinquedoteca é muito importante. Os pequenos ficavam chateados, porque não podiam ir no quarto do amiguinho para brincar, não podiam se divertir com os brinquedos, nem assistir um filme infantil”, destaca.

A disponibilidade de um espaço mais colorido e lúdico é fundamental durante o processo de internação, especialmente complexo para as crianças, que foram afastadas das atividades do dia a dia, da rotina, do ambiente familiar, da escola e dos amigos.

“Quando a gente estimula o brincar, as atividades lúdicas e a diversão, o efeito nos pacientes é muito bom. Eles ficam mais receptivos ao tratamento e o tempo de hospitalização acaba sendo menor”, explica a terapeuta ocupacional do HMA, Jéssica Monique.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.