Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Um homem está de lado, agachado no chão. Ele está manuseando um extintor de incêndio. Usa máscara facial, camisa cinza e calça jeans. Tem pele clara, cabelo preto e barba.

Colaboradores do HMA participam de palestra sobre prevenção a incêndio

Getting your Trinity Audio player ready...

Os profissionais aprenderam a diferenciar os tipos de extintores e como se comportar diante do fogo

“Tá pegando fogo, bicho! Chama os bombeiros!”. A frase que virou meme corresponde a uma situação real: um foco de incêndio fora de controle. O que poderia ter acabado em tragédia foi resolvido graças à presença de pessoal capacitado para fazer funcionar o extintor de incêndio.

E com o objetivo de ensinar todos os colaboradores dos HMA – Hospital Municipal de Araguaína a realizar o mesmo feito, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, por meio do NAST – Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador, promoveu a palestra “Incêndio: como agir e evitar” para os profissionais dos setores da manutenção, cozinha e lavanderia.

Resposta rápida

Bombeiro civil, guarda vidas e profissional de Tecnologia da Informação na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, Alecson Rocha falou sobre os fundamentos de prevenção e combate a princípios de incêndio, controle emocional durante uma ocorrência e segurança pessoal e dos presentes no ambiente. Ele também orientou sobre a identificação e uso dos diversos tipos de extintores.

“Esse tipo de treinamento garante uma resposta rápida e precisa no caso de ocorrências de princípio de incêndio, prevenindo ou até mesmo impedindo a evolução da ocorrência”, destacou o palestrante.

A coordenadora do NAST, Maria de Fátima Nobre, explicou que saber como se comportar durante a situação é fundamental para todos, seja no ambiente de trabalho, no trânsito ou em casa.

“Quanto mais rápido for combatido, maiores as chances de evitar a propagação do fogo para outros locais”, disse ela.

Para cada tipo de incêndio, um extintor diferente

Saber qual extintor usar em cada situação é fundamental, como explicou Wandersom Rodrigues, técnico em Segurança do Trabalho do HMC – Hospital Municipal de Campanha.

“Os mais comuns são os Classe A, para combater incêndios em sólidos, como madeira, papel e borracha e plástico; os Classe B, para líquidos inflamáveis; e os Classe C, para equipamentos elétricos”, finalizou.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.