Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
As palestras foram realizadas na manhã dos dias 13 e 20 de dezembro, na recepção do sexto andar do MCS Carlos Gomes

Dezembro Vermelho: Multicentro Carlos Gomes orienta usuários sobre HIV/aids

Getting your Trinity Audio player ready...

Enfermeiras do multicentro abordaram sobre a importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e apresentaram os serviços de prevenção e testes rápidos oferecidos pela unidade

Falar sobre ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV/aids e HPV, ajuda a conscientizar a população, o que pode reduzir o número de novos casos. Este é um dos objetivos da campanha nacional de prevenção do Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504/2017, e o MCS – Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador (BA), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, fez sua parte nos dias 13 e 20 de dezembro, tirando dúvidas e orientando os usuários.

A ação educativa é permanente, sendo intensificada no último mês do ano, e, desta vez, foi realizada em formato de palestra. As enfermeiras Edna dos Santos, Íris Sampaio e Rute Lopes aproveitaram o espaço da recepção do sexto andar da unidade, que comporta cerca de 50 pessoas, para fazer a apresentação.

As enfermeiras explicaram o que são e como se transmitem as ISTs e responderam as perguntas que surgiram. Também ressaltaram a oferta de testes rápidos para HIV, hepatites B e C, e sífilis na unidade, assim como os métodos de prevenção, com distribuição de preservativos masculino e feminino.

Na Bahia, os homens representam 66% do total de óbitos registrados no período de 2013 a 2022. Já nos casos de óbito por faixa etária, o grupo de 35 a 44 anos é o mais expressivo.
De 2013 a 2022, foram registrados 6.110 óbitos decorrentes do HIV/aids, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia. A população negra foi a mais afetada, representando 79,5% do total de óbitos.

“O acesso à informação é imprescindível no combate às infecções e para que os usuários procurem e utilizem os serviços ofertados nas unidades pelo SUS”, afirma Malena Aleluia, coordenadora assistencial do MCS Carlos Gomes. “Durante a palestra, os usuários levantaram questionamentos e foram respondidos. E muitos aproveitaram e realizaram o exame de teste rápido”, destaca.

Os usuários perguntaram, principalmente, sobre os tratamentos atuais disponíveis e muitos revelaram que desconheciam que a unidade realizava os testes rápidos, assim como ofertava preservativos masculino e feminino, ambos gratuitamente.

“Existe a possibilidade de uma pessoa portar e transmitir uma infecção, mesmo na ausência de sinais e sintomas aparentes. Portanto, o método mais eficaz para prevenção das ISTs continua sendo o uso de preservativo em todas as práticas sexuais”, acrescenta Malena Aleluia. “Além disso, algumas ISTs podem ser prevenidas por meio de vacinas disponíveis no SUS, como do HPV e hepatite B”, pontua.

Prevenção e tratamento

Nos últimos dez anos, o Estado da Bahia apresentou queda de 5,8% no índice de mortalidade por aids, passando de 3,4 para 3,2 óbitos por 100 mil habitantes, segundo dados do MS – Ministério da Saúde. O número é menor em comparação a média do país, que caiu de 5,5 para 4,1 óbitos por 100 mil habitantes. Porém, no mesmo período, Salvador registrou 8,1 mortes para cada 100 mil habitantes e figura como 11º colocado no ranking das capitais.

Por isso a importância da prevenção. A estimativa do MS é que, em 2023, um milhão de pessoas vivem com HIV/aids no Brasil, sendo 650 mil do sexo masculino e 350 mil do sexo feminino. Contudo, enquanto 900 mil pessoas estão diagnosticadas, outras 100 mil pessoas desconhecem sua condição e, consequentemente, ainda não iniciaram o tratamento e colocam a sua vida e a de outros em risco.

O uso do preservativo masculino ou feminino em todas as práticas sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs
Durante as palestras, as enfermeiras distribuíram preservativos masculinos e femininos, considerados os métodos de prevenção mais eficazes contra as ISTs

De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/aids da Secretaria de Saúde da Bahia, no período de 2013 a 2022 foram notificados 31.751 casos de HIV e 12.112 casos de aids. Entre esses casos, a predominância é de pessoas do sexo masculino (67,3% com HIV e 67,4% com aids) e as declaradas pardas (52,5%) e pretas (22,5%), acompanhando a tendência nacional, inclusive em mortalidade.

E embora ainda sem cura, existe tratamento. Além do diagnóstico, o SUS oferece consultas, exames, métodos de prevenção e acompanhamento por equipes multidisciplinares, compostas por médicos infectologistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais, além de oferecer medicamentos de forma gratuita.

Sobre o Multicentro Carlos Gomes

Referência em serviços ambulatoriais, com oferta de exames e consultas especializadas, o Multicentro Carlos Gomes é o maior, mais antigo e mais procurado centro de especialidades da rede municipal de Salvador (BA). A unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador e está sob gestão compartilhada do ISAC. Oferece atendimento com equipe multidisciplinar e consultas em 27 especialidades e realização de 16 tipos de exames.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.