Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Fim da violência contra a mulher: Agosto Lilás mobilizou colaboradoras do HMA, UPA e HMC

Getting your Trinity Audio player ready...

A Campanha do Agosto Lilás de conscientização pelo fim da violência contra a mulher teve roda de conversas com o psicólogo do trabalho, Thenardy Vieira Capurro, dinâmica de grupo para aumentar autoestima e entrega de panfletos de apoio para as colaboradoras do Hospital Municipal de Araguaína – HMA, Hospital Municipal de Campanha – HMC e Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

 A ação foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS e RH das unidades.

 Das quase 2 mil pessoas que compõe o quadro colaborativo do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC em todo o Brasil, 74% são mulheres. Para o instituto, campanhas como a do Agosto Lilás têm um peso enorme.

Violência além da física

 O psicólogo Thenardy explicou que a violência contra a mulher não se limita só a física, existe também a psicológica, sexual, patrimonial e moral.

 “Nosso intuito foi de esclarecer os tipos de violência sofridos pelas mulheres e mostrar onde elas podem buscar ajuda. Também orientamos as profissionais a reconhecer os sinais de possíveis vítimas de violência doméstica”, explicou.

 A campanha de 2020 é marcada pelo “X” em vermelho na mão para simbolizar um pedido de ajuda.

 “Achei admirável a preocupação do ISAC conosco ao realizar essa campanha. Confesso que eu desconhecia alguns dos assuntos falados pelo psicólogo, como a marca na mão pedindo ajuda e alguns tipos de violência contra a mulher”, destacou Raiza Costa Lima, farmacêutica no HMA.

Espelho, espelho meu

 Depois do bate papo com o psicólogo, as colaboradoras foram convidadas a falar três qualidades na frente de um enorme espelho, um verdadeiro exercício de autoestima.

 “A dinâmica foi importante para ressaltar nossas qualidades como mulheres e para fazermos uma autoavaliação do quanto somos importantes, do quanto a gente é ‘top’ e não reconhece”, destacou Elisangela Rocha, Gerente de RH no HMA.

Por que agosto?

Agosto foi escolhido para a campanha pois foi o mês de implantação da Lei Maria da Penha, que passou a prever punições mais rígidas para agressores de mulheres e mudou o procedimento de como eram feitas as denúncias de violência doméstica.

Aqueles que presenciarem casos de violência contra a mulher ou para aquelas que são vítimas, o número para denúncia é 180. É gratuito e funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.