Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Foto do momento de alta de um paciente. Ele está em uma cadeira de rodas, rodeado de colaboradores do Hospital Estadual de Combate à Covid-19.

HECC finaliza atividades com 98% de aprovação

Getting your Trinity Audio player ready...

Hospital Estadual de Combate à Covid-19 no Tocantins será desmobilizado no dia 31 de dezembro

Uma trajetória de 16 meses marcada por vidas salvas, esperança, dedicação, solidariedade e humanização. Em funcionamento desde 21 de agosto de 2020, o HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19 em Palmas, no Tocantins, será desmobilizado no dia 31 de dezembro. O encerramento das atividades está atrelado à redução dos índices da pandemia em todo o país.

Em pouco mais de um ano, o hospital atendeu mais de 1,6 mil pessoas e realizou uma média mensal de 6,2 mil exames e procedimentos. A unidade apresentou uma taxa de mortalidade na UTI – Unidade de Terapia Intensiva de 46,2%, ficando abaixo da média apresentada por hospitais públicos em âmbito nacional, que foi de 51,1%.

“Eu trabalho com muitos indivíduos e em vários Estados da federação, mas o atendimento prestado no HECC é muito superior ao da rede particular. Todos, desde os guardas, enfermeiros, médicos, que estiveram cuidando dos internados, têm uma maneira humana de receber e cuidar dos pacientes. Meus parabéns a todos vocês que são a diferença de atendimento no Brasil”, disse Pedro Reis, de 65 anos, morador de Palmas.

Jeito ISAC de Cuidar

Garantir atendimento com qualidade e humanização sempre foi um dos focos desde que a unidade entrou em funcionamento. Para isso, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela gestão do hospital, implantou no HECC o programa de saúde humanizada Jeito ISAC de Cuidar, com ações voltadas para reduzir a solidão e manter a estabilidade emocional do paciente.

Projetos como visita na janela, visita virtual, musicoterapia, momentos de fé, aproximação com a família, celebração de altas e certificação de coragem foram algumas das ações realizadas por meio do programa.

“A humanização de uma forma geral foi benéfica para todos: o paciente que se sentiu mais confiante, o colaborador mais envolvido e dedicado e os familiares mais esperançosos”, afirmou o gestor de Relações Institucionais do ISAC, Alberto Aguiar Santos Neto.

Referência nacional

Além dos tocantinenses, o HECC também recebeu pacientes de Manaus, capital do Amazonas. No dia 1º de fevereiro de 2021, às duas horas da manhã, 15 pacientes foram trazidos pela FAB – Força Aérea Brasileira para serem atendidos no HECC.

Pouco mais de uma semana depois, oito destes pacientes receberam alta melhorada, quatro foram transferidos para a UTI Covid-19 no HGP – Hospital Geral de Palmas e três foram a óbito.

Eficiência na gestão

O HECC foi contratado de forma emergencial e implantado pelo ISAC em apenas 14 dias. A unidade é custeada pelo Governo do Tocantins, com aportes do SUS – Sistema Único de Saúde. A sua infraestrutura conta com 70 leitos, sendo 10 de UTI e 60 clínicos.

Um e-book especial traz os resultados da gestão ISAC na unidade. O material detalha estratégias adotadas para garantir a sustentabilidade financeira do hospital, a taxa de mortalidade na UTI abaixo da média nacional e o combate à covid-19 com saúde humanizada.

O cuidado centrado no paciente, com foco na assistência segura e humanizada, também levou o HECC a um índice de 98% de aprovação por parte dos usuários.

Foto do momento de alta de um paciente. Ele está em uma cadeira de rodas, rodeado de colaboradores do Hospital Estadual de Combate à Covid-19.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.