Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
No centro está o paciente sentado em uma cadeira de rodas. Ao redor dele há várias pessoas. Algumas seguram cartazes com frases de boas-vindas.

HECC ultrapassa a marca de 1.000 atendimentos

Getting your Trinity Audio player ready...

Unidade é exclusiva para casos de média e alta complexidades de covid-19

O reencontro com os familiares é emocionante para quem sobrevive a uma internação por covid-19. Antônio Ferreira Neto viveu a experiência nesta semana. Ele voltou para casa após ficar nove dias sob os cuidados dos profissionais do HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas, no Tocantins.

Ele é um dos mais de 1.000 pacientes atendidos desde a abertura da unidade. Nos últimos oito meses, o HECC salvou mais de 880 vidas. Até esta quinta-feira, 29/4, a unidade admitiu 1.025 usuários. Deste total foram registradas 725 altas, 161 transferências externas e 111 óbitos.

O hospital é exclusivo para tratamento de casos de covid-19 de média e alta complexidades. Ele é custeado pelo Governo do Estado e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Cuidado humanizado

Para a esposa de Antônio, Fabiana Ferreira, o marido foi salvo graças à qualidade da assistência prestada pela unidade. “A equipe está de parabéns. Meu marido foi muito bem atendido. Tudo que ele precisou tinha lá”, contou Fabiana.

As notícias sobre o estado de saúde de Antônio chegavam para a família por meio de boletins humanizados. Todo dia, às 16h, um médico do HECC ligava para Fabiana e detalhava o quadro clínico do paciente.

As visitas hospitalares estão proibidas neste período de pandemia. A medida é necessária para evitar a disseminação do novo coronavírus.

“Era uma espera angustiante porque eu não sabia como ele tinha passado a noite anterior. Mas eu entendia que não podia estar lá. Nós ficamos em casa confiando que Deus faria o melhor. Cinco pessoas em casa foram infectadas pelo vírus. Meu marido foi o único que precisou de atendimento em hospital”, comentou ela.

Desafios diários

Segundo a diretora da unidade, Cynthia Rosa, quem atua na linha de frente de combate à covid-19 enfrenta desafios diários.

“Da abertura do HECC até hoje, enfrentamos muitos desafios, ultrapassamos limites, sorrimos, choramos, mas o que mais nos dá força para continuar são os sorrisos e carinho dos nossos pacientes a cada alta realizada. Fazemos questão de celebrar a vida, uma por uma, todos os dias”, afirma a diretora.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.