Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Motivo de preocupação de muitos pacientes e familiares, taxa de infecção hospitalar no HEDA agora está próxima de zero

Sob gestão do ISAC, HEDA reduz taxa de infecção de 83,3% para 7,2%

Getting your Trinity Audio player ready...

Educação contínua, implementação de bundles e higienização das mãos contribuem para a queda a densidade global de IRAS no HEDA e garantem a segurança dos pacientes

Pequenas ações são capazes de gerar grandes avanços quando há planejamento e compromisso. É o que está acontecendo no HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Nos últimos meses, a estratégia de prevenção e controle de IRAS – infecções relacionadas à assistência à saúde tem gerado excelentes resultados.

Quando o ISAC assumiu a gestão do HEDA, em junho de 2023, a densidade global de IRAS no hospital era de 83,3%. E após a adoção de medidas que visam garantir a segurança dos usuários da unidade, a taxa despencou para 7,2%, em novembro.

E o que isso significa? Significa que os usuários sob os cuidados do HEDA têm bem menos chances de contrair alguma infecção, como pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), infecção do trato urinário (ITU) e infecção primária da corrente sanguínea (IPCS), consideradas as mais comuns.

Densidade global de IRAS no HEDA apresenta queda acentuada desde julho de 2023
A densidade global de IRAS pode ser calculada pelo total das infecções dividido pelo total de internos multiplicado por 1.000

Todo esse avanço começou com a implementação dos bundles, que podem ser entendidos como pacote ou conjunto de boas práticas para oferecer o melhor atendimento e segurança possível ao usuário. Dentre essas práticas, a principal é a higienização das mãos.

“O bundle é como um checklist de cuidados diários, mas vai muito além disso. Nesse documento existe todo um passo a passo que o profissional de saúde deve cumprir”, afirma Kleniane Freitas, coordenadora do SCIRAS – Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde do HEDA. “É algo que o hospital tentava implantar desde quando o SCIRAS foi criado, mas a equipe só passou a seguir à risca mesmo quando o ISAC assumiu e trouxe sua política, e ao perceber que a nova gestão estaria mais presente e com subsídios”, comenta.

Ainda segundo Kleniane Freitas, o HEDA sempre apresentou números bastante acentuados em relação às IRAS. Agora, com educação continuada e planejamento elaborados pelo Instituto, juntamente com a regulamentação do Adorno Zero implementada nas unidades, a realidade do hospital tem mudado para melhor, beneficiando os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

Saúde que começa pelas mãos

“Quando um profissional de saúde ingressa no HEDA, passa por um treinamento para que, diariamente, quando for fazer os cuidados do paciente, aplique o bundle”, enfatiza Kleniane Freitas. “Além disso, tem a higienização das mãos, que serve para tudo. Se você desenvolve a cultura de higienizar as mãos, você consegue a diminuição das taxas”, acrescenta.

E essa cultura de lavar as mãos, defendida pela coordenadora Kleniane Freitas, tem motivo e história. Surgiu em 1848, quando o médico húngaro Ignaz Semmelweis se dedicou a entender o porquê das elevadas taxas de infecção e mortalidade no pós-parto, até descobrir a relação entre as autópsias feitas por médicos que também realizavam partos.

Com a chegada e acompanhamento do ISAC, equipes multidisciplinares do HEDA seguem as orientações de higiene e segurança do paciente à risca
Lavar as mãos é a principal medida que os profissionais de saúde devem adotar para garantir a segurança dos pacientes e evitar as infecções

Ignaz percebeu que um médico do Hospital Geral de Viena, na Áustria, apresentava os mesmos sintomas da “febre do parto” após ter se cortado enquanto fazia uma autópsia. Então, passou a ordenar que a equipe lavasse as mãos antes de realizar os partos e, em poucos meses, a mortalidade das mães após o parto caiu de 18% para 1%. Isso tudo em uma época em que a descoberta dos microrganismos ainda não havia acontecido.

“Eu parabenizo os colaboradores, pois são eles que fazem o serviço, e pela expressiva adesão deles. São profissionais que abraçaram a causa e que também ficam muito felizes em saber que o serviço está funcionando, que estão conseguindo bater uma meta que é de todos, que é a prevenção e cuidado ao paciente”, conclui Kleniane Freitas.

Sobre o HEDA

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.