Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Profissionais de saúde do ISAC são orientados a deixar itens e acessórios de uso pessoal em casa ou guardá-los durante o trabalho

Adorno Zero: conheça a regulamentação do ISAC que ajuda a salvar vidas

Getting your Trinity Audio player ready...

De caráter permanente, instrução normativa de biossegurança garante a saúde e segurança dos pacientes e colaboradores dentro e fora das unidades hospitalares

Pode parecer improvável, mas uma aliança, brinco ou colar em um ambiente de saúde representa um risco aos pacientes. O motivo é que os acessórios, também chamados de adornos, podem conter microrganismos ou agentes biológicos, como bactérias, vírus e fungos, considerados perigosos para quem está com a saúde debilitada e em recuperação.

Por isso, da recepção até a sala de cirurgia, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania instituiu, em janeiro deste ano e em caráter permanente, a IN – Instrução Normativa nº 01/2023, que orienta sobre a proibição do uso de adornos nas unidades de saúde da rede ISAC.

“Começou nos anos anteriores como uma campanha, com o objetivo de diminuir as taxas de transmissão de infecções hospitalares”, destaca o superintendente técnico do ISAC, Dr. José Maria Sinimbu Filho. “Como um dos pilares do nosso planejamento é a Política de Qualidade e Segurança do Paciente, o Adorno Zero, que é como chamamos essa regulamentação, vem para fortalecer a nossa estratégia dentro das unidades geridas pelo ISAC”, acrescenta.

Os adornos são uma porta de entrada e de saída para os microrganismos em ambiente hospitalar, pois, podem ficar grudados em qualquer item ou peça até entrar em contato com algo ou alguém. Sendo assim, medidas de higiene como o Adorno Zero são fundamentais para garantir a segurança, logo que,  em toda unidade de saúde existe o risco de contaminação.

“Desde sua implementação, percebemos a conscientização e engajamento por parte dos profissionais de saúde, administrativo, técnico e auxiliar”, enfatiza o Dr. José Maria Sinimbu Filho. “Adotamos metas internacionais de segurança do paciente dentro das nossas unidades e o Adorno Zero representa esse compromisso do ISAC com o paciente”, conclui.

E todo esse cuidado é reconhecido. O ISAC é a primeira Organização Social de Saúde do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – com acreditação internacional em Rede de Atenção à Saúde, com certificação Diamante pela Qmentum International. Além disso, também possui certificações pela ONA – Organização Nacional de Acreditação e selo GPTW – Great Place to Work.

Por que adornos são proibidos?

Os adornos são proibidos porque são vetores para bactérias, fungos e vírus. Portanto, devem ser mantidos fora do ambiente de saúde para garantir a segurança e recuperação plena dos pacientes, assim como a segurança dos profissionais que prestam assistência.

Familiares e amigos de pacientes em centros e hospitais também podem aderir à regulamentação e deixar seus adornos em casa
Anéis, pulseiras, colares, brincos, piercings, relógios, gravatas e unhas postiças são exemplos de adornos

Esta é a finalidade do Adorno Zero no ISAC, que, dentre outras orientações, atende às diretrizes de biossegurança estabelecidas na Norma Regulamentadora nº 32, sobre Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, aprovada pela Portaria nº 485/2005 do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com João Paulo de Souza, engenheiro de Segurança do Trabalho da Genesis Gente e Gestão, e membro suplente do Comitê de Biossegurança do ISAC, todos os profissionais são responsáveis por garantir a segurança e o controle de infecções.

“O Adorno Zero é aplicado em todas as áreas das dependências internas da unidades geridas pelo ISAC: área crítica (sala vermelha, UTI, laboratórios); área semicrítica (enfermagem, farmácia, ambulatório); e área não crítica (recepção, apoio administrativo)”, explica João Paulo de Souza.

Os benefícios também se estendem aos colaboradores, pois evita que o profissional de saúde saia da unidade portando um vetor com algum agente biológico infeccioso, expondo familiares, amigos e outras pessoas de fora do seu ambiente de trabalho.

“As mudanças ainda estão ocorrendo, já que também compreendem uma mudança de comportamento e aprimoramento da cultura de prevenção”, enfatiza João Paulo de Souza. “Em algumas unidades já notamos os próprios colaboradores orientando os seus colegas e sua equipe de trabalho. Dessa forma, o Adorno Zero se torna uma garantia de atendimento e ambiente seguros”, complementa.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.