Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
17 colaboradoras do ISAC posam de frente para a câmera. Todas usam uniforme, máscara facial e touca de cabelo. Elas estão ao lado de um balcão na UTI Covid-19 do Hospital Regional de Gurupi. Algumas em pé, outras agachadas. Algumas seguram presentes recebidos pela ocasião do Dia da Mulher. Atrás delas há um enorme salão com leitos espalhados.

No Dia das Mulheres, profissionais do ISAC contam histórias de superação

Getting your Trinity Audio player ready...

Elas representam 75% dos colaboradores diretos da Instituição e 90% da liderança

Este mês completa um ano do primeiro caso de covid-19 registrado no Brasil. Quem atua na linha de frente contra o vírus coleciona histórias. São momentos de dor, incertezas e isolamento dos familiares. Mas, também, de superação, aprendizado, luta e trabalho realizado em equipe. É o que conta a fisioterapeuta Jacqueline Trajano, colaboradora do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania na UTI Covid-19 do HGP – Hospital Geral de Palmas.

“Estamos passando agora por uma fase mais difícil…Eu sei que agora é uma fase que todo mundo está tentando superar. Vamos lutar, vamos conseguir. Não está sendo fácil nem para mim, nem para os pacientes. Eu sei que é difícil sair de casa, deixar meu esposo, meu filho… Estou aqui para cuidar e agradeço do fundo do coração por estar dando o meu melhor a cada um de vocês aqui dentro”, contou a colaboradora.

Jacqueline é uma das 1.658 mulheres que atuam no ISAC. Juntas, essas profissionais representam 75% dos colaboradores diretos da Instituição. Na liderança, elas ultrapassam os 90%, contribuindo para o empoderamento feminino na sociedade.

A assistente social Débora Rodrigues também trabalha em UTI Covid-19, mas no Hospital Regional de Gurupi. “Me sinto útil em fazer parte da equipe multiprofissional. Mesmo que o mundo pareça estar fora do lugar, a gente se une em um só propósito de esperança. Oferecemos um acolhimento humanizado tanto para os nossos pacientes quanto para os familiares”, disse ela.

Outros desafios

Fora do ambiente covid-19 também há muitos desafios na saúde. A gerente de Operações ISAC na Bahia, Kamyla Bastos, conta como é estar à frente dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. As duas unidades são referência em serviços ambulatoriais na capital baiana.

“Aqui, inicialmente, nossos principais desafios foram a diminuição das grandes filas, que é algo cultural para a população, a organização dos fluxos e a capacitação das equipes. Hoje garantimos atendimento humanizado para os usuários”, afirmou a gerente.

Kamyla atua no ISAC desde 2016. Ela foi a primeira diretora de uma unidade gerenciada pela organização social. Na época, o desafio foi gerenciar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes, em Maceió (AL).

“Sou muito feliz de fazer parte desse time. E hoje, eu digo que para estar à frente de uma direção, você aprende dia a dia. É um trabalho contínuo. São novos desafios e novas oportunidades. Cada dia a gente se dedica a chegar junto. Para mim, o mais gratificante é olhar nos olhos dos nossos colaboradores e ver o brilho, ver a satisfação de chegar junto e trazer uma saúde com excelência, com qualidade para os nossos pacientes”, comentou Kamyla.   

Empoderamento feminino

Desde 2020, o ISAC é signatário do Pacto Global das Nações Unidas, considerado a maior iniciativa mundial de sustentabilidade corporativa. Dentre os compromissos assumidos pela organização social está o empoderamento feminino.

As estratégias para o alcance desta meta são diversas, a exemplo do incentivo à participação das mulheres em funções de liderança e do planejamento de ações com base nos Princípios de Empoderamento das Mulheres criados pela ONU – Organização das Nações Unidas.

De acordo com a presidente do ISAC, Evane Corbacho, a valorização das mulheres é fundamental para tornar a sociedade um ambiente de diálogo e respeito à diversidade.

“O ISAC atua com o compromisso de valorizar as pessoas. Para isso, entende que cada ser humano é especial e tem valor único. Quando reconhecemos o potencial das pessoas, entendemos que o respeito é a base para que alcancemos outro nível de desenvolvimento social”, afirmou a presidente.

Homenagem

Nesta semana, o ISAC comemora o Dia da Mulher em todo o Brasil. Bate-papos, cafés especiais e outras ações estão sendo realizadas em reconhecimento ao valor das colaboradoras na gestão da Instituição. A ação é liderada pela área de Recursos Humanos e se estende a todas as unidades gerenciadas pelo ISAC.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.