Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
A paciente Sandra está em destaque no centro, sentada em uma cadeira de rodas. Ao redor dela estão colaboradores e a filha. Alguns em pé e outros agachados.

Paciente vence a covid-19 e agradece profissionais pelo cuidado

Getting your Trinity Audio player ready...

Sandra passou seis dias intubada na UTI do Hospital Regional de Araguaína

Já faz mais de um ano desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus. De lá para cá, cuidados como lavagem das mãos, uso da máscara facial, distanciamento e isolamento social se tornaram rotina.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 80% dos infectados se recuperam sem precisar ir para o hospital. Mas, para outros, a doença é um pesadelo que afeta o paciente e seus familiares.

Sandra, paciente e mãe

O caso da senhora Sandra Soely Lopes Gondim foi um desses. Com a evolução da doença, ela acabou intubada por seis dias na UTI Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína, unidade de saúde gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

A doença começou com sintomas leves que pareciam ser uma gripe. Ao procurar atendimento médico, ela foi orientada a tomar a medicação e ficar em casa.

Depois do oitavo dia, teve um episódio de dessaturação, que é a redução da oxigenação do sangue. Por isso, Sandra foi encaminhada para o HRA. Na unidade, por meio de uma tomografia, os médicos descobriram que a paciente já estava com 25% a 50% de comprometimento pulmonar.

Ana, fisioterapeuta e filha

“Três dias depois, a minha mãe começou a apresentar dessaturação e foi nesse ponto que ela foi colocada no oxigênio suplementar e Ventilação Não Invasiva, a VNI, aplicada com o auxílio de uma máscara”, explicou Ana Carolina Lopes Gondim, fisioterapeuta no HRA e filha da dona Sandra.

A situação ficou crítica e ainda no dia 29 de março ela foi intubada e encaminhada para a UTI do HRA. Como o caso evoluiu bem, no dia 3 de abril Sandra foi extubada. A alta da UTI aconteceu no dia 5.

Agradecimento

Durante a alta da unidade hospitalar, Sandra foi recebida com música e festa pela família. A alegria também tomou conta da equipe que cuidou da paciente, que se despediu com uma salva de palmas. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer os profissionais de saúde.

“Obrigada, Deus, por tudo que o Senhor fez por mim. Muito obrigado, doutor, doutora, enfermeiros. Se não fosse por vocês, eu não estaria aqui hoje. A glória de Deus me deu forças e eu fiquei entre a família e o sofrimento, mas o amor a Deus e à minha família falaram mais alto, muito mais alto”, contou dona Sandra.

“Ela é muito ansiosa, então ajudou muito eu pedir para ela ficar calma. Vi a evolução do quadro desde o início até o dia da extubação, da alta da UTI e alta hospitalar. Eu achava que sabia o que era felicidade até ver minha mãe voltando para casa. Tenho certeza de que ela se recuperou mais rápido porque eu estava lá sempre”, enfatizou Ana.

A dona Sandra está bem e se recupera das sequelas da covid-19 em casa, ao lado da família.

A UTI Covid-19 do HRA é custeada pelo Governo do Estado e gerenciada pelo ISAC.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.