Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Profissionais do ISAC Araguaína participaram da Semana Interna de Combate à SEPSE

Getting your Trinity Audio player ready...

O tema é frequente em diversos treinamentos

A sepse acontece quando, para combater uma infecção, o corpo libera substâncias químicas na corrente sanguínea que provocam uma inflamação em todo o corpo. Esse fenômeno pode causar uma série de alterações que danificam diversos sistemas levando à falência múltipla dos órgãos e, às vezes, à morte.

Com o objetivo de diagnosticar a sepse logo na primeira hora e aumentar as chances de sobrevivência do paciente, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promoveu para os colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína – HMA e Unidade de Pronto Atendimento – UPA Anatólio Dias Carneiro, a Semana Interna de Combate à SEPSE.

Quanto antes, melhor

A enfermeira do SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Amanda Brogin, e a médica infectologista Dra. Paula Mickaelle Tonaco Silva foram as responsáveis pela instrução entre os dias 23 e 25 de setembro.

“A sepse é comum, tem uma alta prevalência e infelizmente tem uma alta taxa de mortalidade, por isso treinamentos como esse são importantes. Quando o profissional de saúde consegue identificar a sepse logo na primeira hora, aumenta bastante as chances do paciente”, explicou a médica infectologista.

Sinais

Os sintomas da sepse incluem febre, pressão arterial baixa, dificuldade respiratória, ritmo cardíaco acelerado e confusão mental. O tratamento inclui o uso de fluidos intravenosos e antibióticos.

“Essa reação do organismo é algo que tem se discutido mundialmente por causa do grande número de óbitos, às vezes até mais do que um câncer. O treinamento serviu para reforçar a importância do já existente protocolo contra Sepse adotado pelo hospital”, destacou a enfermeira do SCIH.

Pacientes, os mais beneficiados

A médica da enfermaria pediátrica, Dra. Ariandra Orlandino, acompanhou o ciclo de palestras e disse que já enfrentou casos de sepse, por isso enfatizou que os mais beneficiados pelas instruções são os pacientes.

“Esse tipo de caso é comum na pediatria e é a principal causa de admissão em UTI Pediátrica. A evolução é bastante rápida e pode ser desfavorável, então é muito importante esse reconhecimento precoce e a instalação dessas medidas em tempo hábil para que o paciente responda de maneira adequada”, pontuou.

Conhecimento compartilhado

A segurança do paciente está presente em todas as unidades que o ISAC administra. Neste mês de setembro, o tema foi reforçado nos vários treinamentos realizados pela entidade para todos os seus colaboradores no Brasil. 

Vinicius Menezes, gestor de assistência e qualidade do ISAC explicou que treinar os times para o cuidado seguro faz parte do Jeito ISAC de Governança Assistencial, que segue o protocolo técnico que compõe a Trilha Vital para assistência.

 “Quando preparamos nossos times para agir, mitigamos riscos e conseguimos ampliar as chances de cura dos nossos pacientes, cumprindo assim nosso compromisso que é com a vida”.

 

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.