Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Duas mulheres posam de frente para a câmera. Uma delas segura um convite.

Programa de apadrinhamento ajuda na integração de novos colaboradores

Getting your Trinity Audio player ready...

Iniciativa facilita a jornada e proporciona melhor integração dos novos colaboradores contratados pelo ISAC

Mesmo para os profissionais mais experientes, o primeiro dia em um novo ambiente de trabalho pode ser um momento desafiador. São novas rotinas, fluxos, processos e cultura organizacional. Nas unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, o Programa de Apadrinhamento torna a chegada do novo colaborador mais humanizada.

Assim, todo recém-contratado pelo ISAC, recebe um “padrinho”. O colaborador responsável por acompanhar e treinar o novato nas funções é escolhido pelas coordenações e os critérios vão desde bom relacionamento interpessoal a conhecimento técnico e assiduidade.

“Ter tido a oportunidade de apadrinhar um novo colaborador da empresa foi uma experiência ímpar, pois o sistema ajuda não somente a apresentar a dinâmica da instituição, mas também gera parceria, companheirismo e, acima de tudo, uma amizade, que, no meu caso, vou levar para a vida toda”, explicou Monize Barbosa Lima, enfermeira no HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19 que participou do programa como madrinha.

Facilitando a nova jornada

Quem viveu a experiência do outro lado, como afilhada, conta como o apoio do padrinho foi fundamental para a rápida adaptação aos novos fluxos e rotinas e, também, para sentir-se mais segura na realização das atividades.

“Quando iniciamos uma nova jornada sempre temos muito o que aprender. Ter alguém para nos ajudar simplifica esse processo inicial, desde pegar a rotina até a integração com a equipe. Me senti muito acolhida, bem acompanhada e mais preparada para exercer e seguir minha função”, afirmou Nathália Cavalcante, que também atua como enfermeira no HECC.

Como o padrinho é escolhido?

A escolha do padrinho é feita a partir da análise de desempenho do colaborador, como explica a gestora de Gestão de Pessoas, Lorena Rodrigues.

“A escolha do padrinho é feita com base no bom desempenho que o profissional demonstra no desenvolvimento das atividades diárias. Nessa análise são avaliadas as presenças nos treinamentos, engajamento, disponibilidade, habilidades e tudo o que estiver relacionado ao desempenho dele nas funções”, diz a gestora.

Ela complementa: “também é avaliado o comportamento com os demais colaboradores da unidade. O colaborador escolhido é de fato um exemplo, um profissional modelo que vai ajudar o novo colaborador nessa jornada”.

Qual é o papel do padrinho?

Além de auxiliar com o apoio técnico e na orientação de protocolos e fluxos da unidade, o padrinho também propicia uma melhor conexão entre os novos trabalhadores da unidade.

Por esse motivo, a escolha do colaborador que desempenha esse papel é feita com base no tempo de experiência que possui na unidade, bem como no bom desempenho no cumprimento das funções.

Após a escolha, o colaborador escolhido como padrinho tem a missão de acompanhar o novato nos primeiros 30 dias.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.