Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Equipe do ambulatório do Multicentro Carlos Gomes

Multicentro Carlos Gomes promove atividades durante Semana da Doença Falciforme

Getting your Trinity Audio player ready...

Entrega de brinquedos, bazar solidário e distribuição de informativos sobre a doença marcam a semana do Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

Informação é o melhor remédio para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e como lidar com a doença falciforme ao longo da vida. E, para isso, nos dias 23 a 27 de outubro, o MCS – Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador (BA), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, promove a feira de saúde e empreendedorismo “Pensar, Empreender”, em alusão à Semana de Mobilização da Doença Falciforme.

As atividades ocorrem na entrada principal da unidade, durante toda a semana, das 10h às 15h, e envolvem gincanas e entrega de brinquedos para as crianças atendidas no multicentro, bazar solidário, feira de artesanato e palestras e distribuição de informativos sobre a doença pela equipe do ambulatório.

Crianças portadoras da doença falciforme e seus pais foram surpreendidos com a programação da unidade
Crianças ganharam presentes e abriram as atividades da Semana da Doença Falciforme no multicentro

Um dos objetivos da feira é sociabilizar os pacientes e seus familiares, segundo afirma Jamaica Santos, assistente social e representante técnica em doença falciforme da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

“Dividimos as atividades entre público infantil e adulto. Para fazer as crianças e os pais interagirem entre si, por exemplo, a distribuição dos brinquedos doados pelos colaboradores, parceiros e público externo faz parte do processo”, explica. “E também, por sabermos as condições socioeconômicas dos pacientes e familiares, resolvemos fazer um bazar solidário onde ninguém paga nada, é o bazar ‘Pegue e Leve’. Basta chegar, escolher e levar, até três peças cada um”, acrescenta.

Bazar solidário Pague e Leve da feira de saúde e empreendedorismo da Semana da Doença Falciforme
Roupas, bolsas e outros itens do bazar solidário são gratuitos para os pacientes de doença falciforme e seus familiares

A semana de mobilização encerra na data em que se celebra o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, instituído pela Lei nº 12.104, de 2009.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de 60 mil a 100 mil pacientes com doença falciforme no Brasil, sendo a Bahia, Distrito Federal e Minas Gerais as unidades federativas de maior incidência.

Atualmente, 1.062 pessoas com doença falciforme estão cadastradas e recebem tratamento no ambulatório do Multicentro Carlos Gomes.

Atendimento gratuito e contínuo

A doença ou anemia falciforme é uma herança genética, caracterizada pela mutação na hemoglobina, uma proteína presente no sangue cuja função é transportar oxigênio para as células do corpo. Essa mutação afeta o formato das hemácias, que são os glóbulos vermelhos do sangue, que se assemelham a uma “foice” e comprometem a circulação e oxigenação do organismo.

Contudo, a doença falciforme pode ser detectada já nos primeiros dias de vida, por meio do Teste do Pezinho, e seu tratamento é realizado gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

É o caso de Miguel Santiago, de seis anos, encaminhado para o MCS Carlos Gomes após realizar o exame na maternidade. “Quando ele fez o teste, ligaram no outro dia pedindo para voltar e refazer. Confirmaram a anemia falciforme e começamos o tratamento”, lembra Raquel de Oliveira, mãe de Miguel. “Mas ele brinca, leva uma vida normal. Em todos esses anos, só foram três crises. Aqui, ele tem consulta com médica e nutricionista, e acho o tratamento excelente”, pontua.

Rita dos Santos é crocheteira e expôs seu trabalho na feira de saúde e empreendedorismo
Mãe de dois pacientes do multicentro, Rita dos Santos desenvolveu a habilidade no crochê durante a pandemia de coronavírus

A opinião é compartilhada por Rita dos Santos, mãe de um adolescente de 16 anos e de uma jovem de 19 anos, ambos portadores da doença falciforme e em tratamento no ambulatório desde que nasceram. “O de dezesseis eu ainda acompanho, já a mais velha, de dezenove, faz tudo sozinha, marca as consultas dela e por aí vai. E a equipe daqui é muito boa, o acompanhamento é excelente”, avalia a crocheteira, que expôs na feira de artesanato da semana de mobilização.

Sobre o Multicentro Carlos Gomes

Referência em serviços ambulatoriais, com oferta de exames e consultas especializadas, o Multicentro Carlos Gomes é o maior, mais antigo e mais procurado centro de especialidades da rede municipal de Salvador. A unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador e está sob gestão compartilhada do ISAC. Oferece atendimento com equipe multidisciplinar e consultas em 27 especialidades e realização de 16 tipos de exames.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.