Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Dois homens estão de pé e com uniformes azuis. Ambos estão com máscara e fazem sinal de positivo com o polegar direto.

Ações de inclusão no ISAC ampliam oportunidades para profissionais com deficiência

Getting your Trinity Audio player ready...

Busca por profissionais inclui edital aberto de forma permanente e parcerias com instituições como a Apae

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, existem no mundo 610 milhões de pessoas com deficiência. Cerca de 386 milhões delas, o equivalente a 63,3%, têm entre 15 e 64 anos, fazendo parte da população economicamente ativa. No Brasil, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 46 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência.

No ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, o respeito às pessoas e à diversidade é compromisso. Por isso, a inclusão de profissionais com deficiência faz parte das ações prioritárias da área de Gestão de Pessoas.

“Sempre que pensamos em inclusão de profissionais com alguma deficiência, vamos além da cota estabelecida pela legislação, que prevê uma quantidade mínima de colaboradores. Pensamos, de fato, no respeito às diferenças, à limitação, na inclusão desse profissional e no quanto ele deve se sentir produtivo em suas atividades. Acreditamos que, ao adotarmos uma atitude inclusiva, podemos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, explica Daíse Lopes, coordenadora de Recursos Humanos do ISAC.

Respeito

Atualmente, 53 colaboradores com deficiência fazem parte do time ISAC. Um deles é Marcelo dos Santos, 32 anos, que é copeiro na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes, em Maceió, no estado de Alagoas.

“Sou bastante respeitado por todos os colegas de trabalho. Acredito que quase todos gostam bastante de mim, porque procuro ser um funcionário dedicado e gosto de ajudar o próximo. Sempre digo para meus colegas que amo o que faço. Faço tudo na minha função com dedicação e amor ao próximo, então me sinto muito bem e acolhido nessa instituição”, diz.

Oportunidades

Para garantir o acesso das PcDs – Pessoas com Deficiência às vagas de emprego disponibilizadas nas unidades em que gerencia em todo o país, o ISAC mantém um edital aberto de forma permanente em nível nacional para esses profissionais.

Além disso, todos os seus processos seletivos têm disponibilidade para receber currículos de PcDs. Elas participam da seleção desde que as atribuições dos cargos sejam compatíveis com a deficiência. A busca por esses talentos também é feita de forma ativa nas instituições de apoio ao segmento, como a Apae – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais.

“Oferecemos oportunidades às PcDs para todos os cargos. O que buscamos é inserir o colaborador no cargo compatível com as suas competências e limitações, visando oferecer todas as condições necessárias para que possa exercer suas atividades com segurança e, acima de tudo, com qualidade de vida no trabalho”, comenta a gestora de Gestão de Pessoas do ISAC, Lorena Conte.

Articulação em rede

Recentemente, o ISAC participou da Feira de Empregabilidade de PcD em Salvador. A iniciativa foi do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra, órgão vinculado à prefeitura da capital baiana, e teve o objetivo de reunir as oportunidades abertas para profissionais com deficiência em diversas organizações locais.

Na ocasião, a psicóloga organizacional das unidades ISAC em Salvador, Giulia Silva, fez entrevista comportamental com os candidatos interessados nas vagas oferecidas para atuação nos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, ambos custeados pela Prefeitura de Salvador e gerenciados pelo ISAC.

Um banco de currículos de profissionais foi formado e os candidatos selecionados passarão por entrevistas com as lideranças das unidades para concretizar as contratações.

Clima organizacional

Garantir um clima organizacional que valoriza a diversidade é outro fator importante na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Por isso, no ISAC, cada colaborador recém-contratado é acolhido por um “padrinho”, que é responsável por acompanhar e treinar o novato nas funções por 30 dias.

O programa de apadrinhamento é adotado pelo ISAC desde 2019 e ajuda na integração dos novos profissionais admitidos em qualquer uma das 18 unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto no Brasil.

“O ISAC investe no comportamento humano e não mede esforços para cuidar, desenvolver, acolher, capacitar e integrar as áreas para que, juntos, possamos propiciar um clima organizacional saudável e que reforce a importância de cada pessoa que compõe esse time. O nosso papel como organização é acreditar no potencial humano e desenvolver as competências de cada indivíduo, sem discriminação”, explica Lorena.

Gestão ISAC

O ISAC é uma organização social sem fins lucrativos que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar para entes públicos e privados. A instituição gerencia 18 unidades públicas de saúde no Brasil.

No Pará, o ISAC administra as UPAs – Unidade de Pronto Atendimento Icuí e Cidade Nova; em Alagoas, as UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra, além do Hospital Professor Ib Gatto Falcão; no Paraná, a UPA Santa Paula; na Bahia, os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas; em Goiás, o Hospital Bom Jesus e a UPA Mansões Odisséia; e no Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína, Hospital Municipal – Unidade Covid-19 de Araguaína, UPA Anatólio Dias, Ambulatório Municipal de Especialidades, Hospital Estadual de Combate à Covid-19 e as UTIs Covid-19 do Hospital Geral de Palmas e dos Hospitais Regionais de Gurupi e Araguaína.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.